quarta-feira, 22 de abril de 2009

A Proporcionalidade Jornalística do Destak

Quase todos os dias tenho oportunidade de folhear o jornal gratuito Destak, e há algum tempo que andava para escrever algumas palavras sobre algo que demonstra bem a cultura jornalística (ou deverei dizer: cultura jornaleira?) que grassa nos nossos dias.

Refiro-me obviamente, ao gráfico que demonstra o "sucesso" deste jornal, com um número de leitores que supera os seus concorrentes Global Notícias e Metro.

Ora... eu só não entendo a escolha de uma representação gráfica, se esta não usa sequer uma tentativa de escala aproximada que traduza a realidade!

Segundo o próprio Destak:
  • Global Notícias: 351 mil leitores
  • Metro: 501 mil leitores
  • Destak: 508 mil leitores

Pela imagem apresentada no jornal, como nos explicam que para uma diferença semelhante no tamanho das barras, uma represente 150 mil leitores, e outra represente apenas 7 mil?

Será porque, se fosse mostrado numa escala real, o aspecto não seria tão atractivo?

Não sei... mas se não podemos acreditar num simples gráfico... qual a credibilidade que podemos esperar no resto dos conteúdos?

E para referência: não tenho qualquer afiliação ou relação com qualquer um destes (ou quaisquer outros) jornais. Certamente todos eles têm aspectos semelhantes a apontar - acontece apenas que este é aquele que quase diariamente me chega às mãos.

1 comentário:

  1. Além disso, sendo um jornal gratuito eles imprimem e distribuem quantos quiserem, de modo q os números de tiragem são muito relativos. O Global Notícias também podia de repente começar a fazer e distribuir 1 milhão de jornais, ainda q ninguém os lê-se e metade fossem directo para o lixo, e proclamar q eram os maiores!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails