domingo, 11 de fevereiro de 2024

Finnair pesa passageiros à entrada do avião

A companhia aérea Finnair começou a pesar os passageiros à entrada do avião, mas não para aquilo que se possa imaginar.

Não se poderia criticar alguém que pensasse que a companhia aérea estivesse a fazer isto para cobrar uma taxa de peso extra para quem tentasse dissimular o peso da sua bagagem de mão transportando objectos pesados nos bolso do casaco. Mas não é esse o propósito.

A medida, por agora voluntária, visa apenas recolher informação actualizada com vista a actualizar as estimativas de peso antes de cada voo, sendo que o peso de cada passageiro nem sequer fica associado à pessoa ou ao bilhete (que nem sequer é pedido, apenas há registo de peso sem cruzamento de dados com qualquer informação pessoal).

Embora para a maioria dos passageiros o avião seja algo equiparado a uma "camioneta voadora", onde se entra, levanta voo, voa até ao destino, aterra, e se sai, a verdade é que a logística dos voos é bastante mais complicada. É de importância crítica fazer uma correcta distribuição do peso da carga e dos passageiros, para que o voo seja feito em segurança e com o máximo de eficiência - algo que é compensado em parte pela transferência de combustível entre os diferentes tanques do avião para manter o avião equilibrado - mas que também fica dependente da forma como a carga é carregada e posicionada, e os locais onde os próprios passageiros se sentam.

No entanto, os mais desconfiados não poderão de ter alguma razão se acharem que isto é apenas um primeiro passo para habituar os passageiros a serem pesados, e de no futuro isso acabar por resultar na tal sobretaxa de peso extra se passarem um determinado limite de peso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails