domingo, 18 de janeiro de 2009

Parquímetros em Espinho

Dizem que o dinheiro não nasce nas árvores, mas o que é certo é que, um pouco por todo o país, um estranho tipo de "árvores" tem vindo a ser plantado... umas árvores cujo fruto é mesmo dinheiro. Falo-vos pois, dos tão criticados parquímetros.

Eu não tenho nada contra uma organização racional dos espaços para estacionamento dos automóveis. Nada tenho contra o facto de se pagar para ter um automóvel estacionado..

Em Espinho, grande parte da cidade tem sido "invadida" por este novo "arvoredo" de parquímetros e parques pagos.

No entanto, há algumas situações que me deixam intrigado (para não dizer: indignado.)

Ora vejam este caso:



Notam algo estranho na foto?

Para além deste espaço ser um sítio para estacionar os automóveis, é simultâneamente proíbido estacionar... Ou, que será que diz o código da estrada nestas situações, vale a placa que está em primeiro lugar? ou a que estiver mais alta? Ou será que depende da distância até ao local onde pararmos o carro?

Ok - irão dizer-me que, tal como as casas decimais nos ajustes directos - que é apenas um erro... que aquele sinal que lá está vai ser retirado.


Ok, mas a minha pergunta é a seguinte:

Como é que se explica que, num local que anteriormente não tinha condições para albergar carros estacionados (por algum motivo lá estava o sinal de proibição de estacionar, certo) seja agora milagrosamente transformado num parque pago?

É que, eu mostro-vos isto visto do outro lado:


Ou seja, de uma faixa de rodagem passamos a ter meia-faixa de rodagem num dos sentido!

... para  mim, não me incomoda... durante anos ali foi proibído estacionar, durante anos diariamente sempre lá estiveram carros estacionados sem que fossem multados nem rebocados - o que me leva à seguinte questão:

Se ninguém fazia cumprir a lei quando lá era proibido estacionar, que diferença fará continuarem lá estacionados sem pagarem seja o que for?

... mas, imagino eu que tudo isto deve ser apenas um "grande erro" de qualquer pessoa que pode gastar o dinheiro que quiser... já que somos nós que pagamos.

[Actualização]
Finalmente, já entraram em funcionamento. Vamos lá ver no que dá...

6 comentários:

  1. ok, retiro o que disse, não tinha reparado, e agora na 2ª foto dá para ver que sim, roubaram descaradamente meia faixa de rodagem :/ É a crise ;)

    ResponderEliminar
  2. Ate ja pus outra imagem, para ajudar a ver a diferença.

    ResponderEliminar
  3. ehehe, 4 traços da zebra do lado direito VS 2 traços da zebra do lado esquerdo ;)

    ResponderEliminar
  4. Essa situação é verdadeiramente chocante!
    Há aqui vários pontos a reter. É indicada a proibição de estacionamento, o que efectivamente tem todo o sentido pois a estrada possui 2 faixas e nenhuma berma.
    A proibição de estacionamento dadas as características do arruamento é a única que efectivamente faz sentido.
    No entanto, dada a constante violação dessa situação, alguém resolveu espetar um sinal de parque e uns parcómetros para mamar uns tostões. O problema é que isso está tudo ilegal!

    Efectivamente para além de ser notório que a zona não é indicada à paragem, quem estacionar no local arrisca-se a ser multado por paragem em zona proibida. É que ao teres o sinal de proibido parar ou estacionar logo depois do sinal de parque, este anula o sinal de parque. Ou seja o sinal de parque é apenas válido nos centímetros entre ele e o sinal de estacionamento proibido. Legalmente, e apesar da existência dos parcómetros, a policia pode multar!
    De qualquer maneira, quem estacionar pode igualmente ser multado se não colocar a moeda no parcómetro. A zona está coberta por um, e a ausência do ticket pode igualmente levar a multa. Aqui temos uma "no win situation", pois quem meter ali o carro pode sempre comer dê por onde der, arriscando-se mesmo a multa dupla.

    Lindo serviço, sim senhor!

    ResponderEliminar
  5. A palhaçada maior é que, como disse, durante anos sempre lá estiveram carros estacionados e a polícia nunca actuou. Naquela esquina existe um estabelecimento onde se regista os "totolotos" e é frequente o pessoal estacionar em cima do passeio, da passadeira, dos semáforos, para lá ir jogar...

    Duvido que, tendo agora (mal ou bem) os parquimetros, a coisa se vá mudar...

    No entanto, vê-se a polícia a passear nos seus automóveis... mas colocar tudo isto em ordem, é que nao.

    ResponderEliminar
  6. é um absurdo. Eu trabalho na 14, tenho de vir mais k uma hora antes pa tentar arranjar um lugar de estacionamento n pago. e kd n arranjo tou sujeita a levar uma multa pk o prazo maximo pa estacionamento é uma hora.

    Absurdo. Ao menos arranjavam soluçoes pa kem trabalha mesmo no centro.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails