sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Lei do Tabaco


Ontem ouvi na TSF que a Associação Nacional de Discotecas vai enviar uma petição ao governo para ver se consegue uma alteração à nova lei do tabaco, antes desta entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2008.

O Ministro da saúde já alertou que esta nova lei pretende que o ar seja limpo nos espaços fechados, avisando até que não haveria qualquer tipo de créditos aos estabelecimentos, que optando por ser um espaço de fumo, quiserem fazer as obras/modificações necessárias para estarem de acordo com a lei.

O Director-Geral da Saúde, Francisco Jorge, admite que a aplicação da nova lei vai ser difícil. «Há interesses em confronto, entre aqueles que exigem a aplicação da lei e aqueles que consideram que fumar é um direito». «Mas não é um direito porque prejudica a saúde de quem não fuma. É um direito natural de todos os portugueses respirarem ar limpo, sobretudo em espaços públicos fechados», disse Francisco George à TSF.

Os argumentos usados pela associação para justificar uma alteração à lei, não podiam ser mais contrários ao que se pretende conseguir para a qualidade do ar em Portugal.

O mais óbvio de todos e também o mais usado: "vamos perder clientes". Sim, é certo que os fumadores agora deixem de sair de casa e nunca mais frequentem qualquer espaço comercial, da mesma maneira que os não fumadores também ficavam sempre em casa antes. Ai.. o drama.. o drama...

Os argumentos que se seguem são dignos de um episódio do "Diz que é uma espécie de magazine", a sério!

"A Lei do álcool demorou 1 ano a ser aplicada! "Sim, claro, estou a perceber perfeitamente a comparação da proibição da venda álcool a menores e outras medidas que tais e poder-se fumar em qualquer sítio fechado. Perfeitamente!!!

"A Lei do cinto de segurança demorou uns 5 anos a ser aplicada! "Ahhhhh... o cinto de segurança, essa coisa fútil e desnecessária!!! Era dar uns 10 anos de tolerância para aplicar a lei do tabaco então!! Com estas maravilhosas comparações, os argumentos destes lobbys sobem para um nível que fica difícil de acompanhar... o_0

Bom, fiquem atentos às vossas caixas de correio, que a partir de 1 de Dezembro o Governo vai enviar publicidade, para informar e cativar as pessoas ao cumprimento da Lei do Tabaco, que entra em vigor a 01 de Janeiro de 2008.

E nós esperamos ansiosos por este ano novo, vida nova e ar mais puro! =)

27 comentários:

  1. A questão aqui é que a lei que entra em Janeiro de 2008 já está em Vigor!

    A lei é a 37 de 2007 de 14 de Agosto, e está em vigor desde essa data.
    No entanto a lei prevê um período de adaptação até Janeiro de 2008, só sendo aplicáveis as coimas a partir dessa data.

    A verdade é que a lei prevê que qualquer um possa apresentar uma queixa às autoridades, sendo o violador multado entre 50 a 750 euros. Acresce ainda que a entidade que permitir a violação recebe uma multa que pode ir aos 3000 euros.

    Por isso os locais tem de ser exigentes com a aplicação da lei, o que acho muito bem. Assim garante-se que quem viola é multado, mas quem deixa violar também, evitando-se situações de locais que fecham os olhos.

    Alterar a lei nesta fase é ridículo. A lei teve uma fase de discussão pública e foi aprovada nos termos em que está. Alterar a mesma agora seria gozar com os contribuintes. Pelo menos é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. A partir do primeiro dia de 2008, vai ser uma desbunda. Eu por mim até meto o número em speed-dial, para fazer queixas a torto e a direito.

    Já gramei muitos anos com fumo, agora é a vez de serem os fumadores a gramar comigo.

    PIMBA!

    ResponderEliminar
  3. Lá no meu restaurantezito já não se fuma. Recebemos muitas reclamações mas ninguém deixa de lá ir por causa disso.

    Só de vez em quando aparecem umas pontas de cigarro nos vasos das plantas...

    ResponderEliminar
  4. Mário: é óbvio que não vão mudar nada, mas os comentários do senhor tiveram a sua piada o_0

    Cláudia: Ainda bem para ti e para todos os que lá trabalham, bem como para os clientes, que agora têm o ar limpo! Já devia ter acontecido há mais tempo :)

    Carlos: Acredita, se a lei não for cumprida, a gente torna-a comprida! ;D

    ResponderEliminar
  5. @Cláudia

    Eia, um restaurante sem fumo!
    Faz publicidade que nós deixamos!
    Onde fica? Há descontos pra "bloggers"? ehehe

    ResponderEliminar
  6. "Portugal Piegas"
    Com a nova lei do tabaco Portugal vai tornar-se num país de delatores nunca antes visto, nem no tempo da PIDE!
    Se vos encontrar num bar, "fascistas verdes", chibos e piegas do ar puro, já vos estou a ver a tomar um Trina de laranja ou outro "suminho" qualquer e a denunciarem-me às autoridades por eu estar a fumar...
    Já agora, enquanto espero pela multa, sopro-vos na cara o meu fumo branco luminoso, cremoso e espesso moldado pelos meus lábios em vermelho vivo de batom...

    ResponderEliminar
  7. Tens que ver pelo lado positivo... podes fechar-te em casa e mandar o fumo pra cima do computador até que entupas o dissipador e tenhas que voltar a sair de casa.

    ResponderEliminar
  8. O tipico portugues..
    "A partir do primeiro dia de 2008, vai ser uma desbunda. Eu por mim até meto o número em speed-dial, para fazer queixas a torto e a direito.

    Já gramei muitos anos com fumo, agora é a vez de serem os fumadores a gramar comigo.

    PIMBA"

    A agir nao por achar bem mas por "vingança". Isso nao sera de alguem que sofre de um sindrome de inferioridade? Digo eu. Sou fumador, nao com orgulho mas sou fumador. E DAI??? Nao tenho problemas nenhum com esta lei. Fumo menos, vou menos vezes a cafes/discotecas e tasse bem. Fumo ao ar livre. Mas como eu vou fazer, milhares fazerao. Vao ser casas de negocio a irem desta para melhor. Se o desemprego e falencias estavam mal, agora.. Meus amigos...

    ResponderEliminar
  9. Não é por vingança; é por finalmente a lei defender todos aqueles que tinham que gramar com o fumo. E nao me refiro apenas aos desgraçados como eu que ainda tinham opção de fugir a 7 pés desses ambientes, mas sim de toda a gente que trabalha nesses locais e não tinha alternativa.

    Esses "maus augúrios" que vaticinas, isso sim - são puros mitos de mau perdedor.
    Vejam-se todos os países onde há estas restrições (e outras ainda "piores") quanto aos locais onde se pode fumar.
    Os cafes, bares, restaurantes e discotecas não fecharam - a sociedade não ruiu em caos - o fim do mundo não chegou.

    Se há fumadores que deixarão de ir a cafés e discotecas, haverá também muitos não fumadores que poderão agora disfrutar desses mesmos espaços sem problemas.

    É certo que numa sociedade "ideal", isto devia ser auto-regulado, e todos se respeitariam mutuamente, mas tendo em conta que, em apenas 3 semanas já apanhei 3 pessoas a fumar no pequeno "santuário" onde é proibido fumar num Shopping, com os símbolos "PROIBIDO FUMAR" a poucos centímetros dos olhos... é esse o respeito que existe em Portugal.
    (já para nao falar do facto de dois desses casais estarem a fumar para cima dos filhos com poucos anos de idade... mas isso é outro assunto...)

    ResponderEliminar
  10. Boas
    Eu so quero deixar aqui uma pequena nota.
    Eu sou fumador e sempre tive a plena consciencia de que fumar dentro de um restaurante era extremamente desagradavel,e evito sempre faze-lo mas acho que esta lei do tabaco é um exagero. Sou fumador nao sou um criminoso e acho que estao a fazer uma tempestade num copo de agua com o assunto.

    So quero ver quando um de voces for assaltado ou pior, telefonarem para a policia para relatar o verdadaeiro crime e eles dizerem que nao podem ir porque estao em preceguição de um senhor que foi apanhado a fumar um cigarro.

    Acham que o governo se preocupa com o bem estar de alguem?Se o governo se preocupa-se em resolver problemas relativamente a saude que estão bem piores neste pais fazia bem melhor figura.

    ResponderEliminar
  11. Antes má perdedora do que cobarde! Sim porque só com a acção repressiva das autoridades policiais, ASAE e companhia tu és alguém neste assunto. Felizmente há locais decentes onde ainda vai ser possível fumar como por exemplo na discoteca Lux (que destinou áreas para fumadores). Só não sei se cabem todos. Ontem estive lá e vi com os meus olhos que a percentagem de fumadores é seguramente superior a 30% (área max. permitida - que é outro critério que não se percebe, só os donos dos estabelecimentos sabem qual é a percentagem dos seus clientes fumadores).
    Temos um governo a criar uma excessiva regulamentação sobre o indivíduo, disse o Pacheco Pereira numa reportagem no semanário Expresso de hoje. Felizmente ainda há quem denuncie a ditadura higiénica em curso obcecada em criar uma sociedade de idiotas excessivamente perfeitos e saudáveis. O Hitler quis fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  12. Bem, é daqueles assuntos em que temos que concordar que discordamos.

    Daqui a um ano veremos esse aumentos dos roubos e assaltos, e todas essas cobardias: de ter inúmeras vezes pedido a pessoas que deixassem de fumar enquanto almoçava, jantava, ou tomava um café (sim, porque não percebo porque tantos insistem em juntar o café ao tabaco) e ver esse "respeito" - ou falta dele - que tanto advocam na primeira pessoa.

    Dito isto, apenas deixo o conselho para que aproveitem as resoluções para o novo ano e lá insiram: deixar de fumar.
    Se a minha saúde, a dos vossos amigos, e da vossa família não é factor suficiente - então sejam um pouco mais egoístas e façam-no por vocês mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Sara é por causa de pessoas como tu que esta lei existe. Aqui e nos outros países. Não há civismo. Como o Carlos disse, se houvesse civismo, não era preciso lei nenhuma, as pessoas respeitavam-se mutuamente. A partir do momento que se soube que o tabaco era muito perigoso para a saúde, o caminho natural seria as pessoas protegerem-se do fumo. Mas o tabaco é um vício lixado, e é muito complicado abandonar (para muitos). Só que tolda de tal maneira as ideias que não vemos para lá do nosso umbigo (isto não é geral, mas é o mais comum). Convivo com o fumo todas as noites que saio, e se não quisesse levar com fumo a minha opção seria óbvia, não sair, ou ficar nas esplanadas. Essa a realidade de quem não fuma. Sempre em espaços fechados, com fumo, uns melhor ventilados que outros, mas regra geral, muito mau.

    Há que proteger a saúde das pessoas, e vires aqui escrever que vais andar a mandar o fumo para cima dos fascistas verdes (whatever that is) é muito mau. Isto não se trata de maus perdedores nem de viganças, cobardias e trinas laranjas, é a promoção da saúde. E que eu saiba, todos temos o direito de ser o mais saudável que quisermos/pudermos. Comparar isto com o plano loirinho ariano do hitler é triste no mínimo.

    Aproveitem as resoluções de ano novo para pensar deixar de fumar.

    ResponderEliminar
  14. Ha grande sara:)
    Para quem nao sabe o fumo dos carros e de veras mais prejudicial para a saúde do que o fumo do Tabaco,e certamente que todos conduzem.Eu ja estou a ver a DGV a obrigar os condutores a andar com letras estampadas no capots a dizer "conduzir prejudica gravemente a sua saude e as de que o rodeiam"..
    Nao me admira nada que daqui a uns anos estejamos todos a andar de bicicleta por causa da saude.

    A lei tem coisas beneficas, mas por amor da santa nem tudo ao mar nem tudo a terra, acho que a decisao de se poder fumar ou nao deveria ficar ao criterio do comerciante...
    eu nunca vi ninguem deixar de sair a noite por causa do tabaco...desculpas:)

    Mas os mais prejudicados aqui nao vao ser os fumadores mas sim os estabelecimentos comerciais, que ao impedirem que se fume lá,estou a falar de bares e discotecas, vai afectar e mt a facturação ao fim do mes,:)porque como se sabe o leite e o colacau esta bem mais barato que o whiskey e a vodka...

    ResponderEliminar
  15. "porque como se sabe o leite e o colacau esta bem mais barato que o whiskey e a vodka..."

    se isso fosse a realidade e as pessoas deixassem de facto de sair à noite (nos teus sonhos), as pretensões do ministério da saúde eram cumpridas! Mais saúde para toda a gente e concerteza muitos fumadores a abandonarem o tabaco, porque leite e colacau com cigarro não combina lá muito bem...

    ResponderEliminar
  16. Bem com tanta coisa,acho que vou entregar o meu maco de tabaco a esquadra de policia mais proxima sob a acusação de assassino em serie..isto é ridiculo..estamos a entrar outra vez na ditadura..

    E nao pensem que a malta do governo vai parar de fumar..certamente que iram criar uma sala(com o dinheiro de todos nos,contribuintes)para la fumarem a vontade..

    Mas digam-me la sinceramente, se fosse dado a um comerciante o poder de escolha, se quer ou nao que o SEU espaco abranja a lei do tabaco,o que acham que ele escolheria?olhem que eu janto e almoço fora,vou a bares com mt frequencia e a resposta é sempre a mesma...

    ResponderEliminar
  17. Não sejas exagerado Miguel.

    O que está aqui em causa é a protecção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco.

    A regra sempre foi "pode-se fumar em todo o lado".

    Vai passar a ser "pode-se fumar nos espaços que criem condições para tal, protegendo a saúde de quem não fuma, incluíndo a dos trabalhadores, fumadores ou não, que convivem com o fumo 8 horas por dia ou mais".

    Não dês largas à tua imaginação, apesar de ser bastante apreciada aqui pelos participantes deste blog! ;D

    Os comerciantes, por mais que gostassem de gozar de um ambiente sem fumo, primeiro está o carcanhol, e o negócio... o resto são feijões e não vale nada! Deixá-los decidir? Faça-se um referendo então já agora... deixe-se tudo na mão do povo, devia ser bonito devia!

    ResponderEliminar
  18. Antes na mao do povo do que na mao do governo,bem se ve como anda este pais...estamos em primeiro a contar de baixo no que toca ao linear da pobreza..mas enfim isso é outro assunto...

    Eu nao estou a dizer que discordo totalmente da lei,acho é que alguns pontos sao exagerados..no que disses-te em relação ao trabalho acho mt bem,nos restaurantes mais ainda, eu sou incapaz de comer com um cinzeiro a frente mas...tipo discotecas e bares nao ia mesmo por ai..ja viste os locais onde vai ser proibido fumar?http://tabagismo.sapo.pt/

    Ao menos que colocassem dispositivos mais acessiveis monetariamente para que os comerciantes podessem colocar os locais para fumadores...
    eu vejo-me obrigado a abdicar de ir a uma discoteca porque bebida puxa cigarro ja se sabe como é, e assim vai ser dificil..

    ao menos que a lei entra-se em vigor no verao que como faz calor as pessoas habituavam-se melhor..

    vou começar a fazer raves ca em casa, que ao menos aqui ninguem me proibe de fumar....ate ver...

    ResponderEliminar
  19. lol...meus amigos vamos lá a ter tino! Agora as pessoas que não fumam já são os "idiotas saudáveis"...qual é o ponto, isto é incrivelmente ridículo! Ker dizer eu prejudico alguém com o facto de ter uma opção saudavel...k saiba não! Meus caros fumadores é desagradável e ponto final, entendam de uma vez que a vossa opção não tem de prejudicar os outros, fumem, mas fumem só vocês!

    Vejam o exemplo italiano, toda a gente convive, quem quer fumar vai á rua ou á porta...nem imaginam o k é chegar da noite com a roupa "limpa" de fumos!

    Grande lei, já devia estar em vigor á muito!

    ResponderEliminar
  20. E se eu convidar o Sr.Master-manda-em-todos para a minha "rave" (boa ideia Miguel!) vai volta e meia sair para a rua respirar ar puro? ou vais acender o cigarro à Diva Sara que tem o isqueiro avariado e anseia por uma boa dose de nicotina? seria um verdadeiro cavalheiro se o fizesse...
    prometo que não lhe sopro o fumo para a cara e, caso não traga consigo uma muda de roupa, até lhe disponibilizo a minha máquina de lavar/secar roupa para voltar para casa limpinho de fumos e perfumado do amaciador...

    ResponderEliminar
  21. Ò Sara, obviamente que sim.
    Aliás, todos os não fumadores que conheço andam com os casacos carregados de isqueiros nos bolsos do lado esquerdo, seringas nos bolsos do lado direito, e até uns pózinhos brancos nos bolsos das calças - na ânsia de agradar a todos os vícios que possam surgir.

    Mas organiza isso bem depressa, que faltam menos de 10h para passagem de ano.

    Ano novo, vida nova - não é o que se costuma dizer? For better or worse...

    Até para o ano. :)

    ResponderEliminar
  22. ...e já agora, não nos arranjam também uma sala de chuto para podermos acender o nosso cigarrinho enquanto bebemos o café??? não era má ideia...

    Este ano novo ponham-se a pau, nós (fumadores) vamos andar por aí à cata de chibos piegas do fumo...

    ResponderEliminar
  23. Possa voces falam como se os fumadores fossem alguns acaros da sociedade..confundem o tabaco com outras substancias que nao tem nada haver..por amor da santa..

    O sexo tambem nao é la muito saudavel,podemos apanhar muitas doenças e certamente que nao é por isso que se deixa de fazer..
    Se dá uma coisinha ma ao governo e se poe a dizer que o sexo faz mal a saude estamos desgracados
    ...acabou-se os bebes:p

    Mas do mal ou menos, aqui na minha santa terrinha o meu cafe favorito vai ter um sitio para podermos fumar a vontade...tenho é certamente de fazer marcação para la entrar..

    Bom ano de 2008 para todos cheio de vicios, maloqueira e tudo o que ha de bom na vida

    Evite os vicios e seja um cadaver saudável:D

    ResponderEliminar
  24. Nem é isso que está em causa: se faz bem ou mal - e isso daria um outro debate também não menos interessante - a questão é que estares a injectar-te "na veia", ou a fazeres sexo, ou o que quiseres, não prejudica em nada a minha saúde, nem a de qualquer empregado.

    Mas isso são águas passadas... neste momento estamos em 2008. E estou ansioso pela primeira visita aos "antros" habituais para ver que tal as coisas correm... Ehehe

    ResponderEliminar
  25. Eis-nos em 2008 e com ele a nova lei do tabaco.
    Mas não se esqueçam: restaurante, bar ou discoteca sem se poder fumar ESTÁ FORA DO MEU CIRCUITO!
    Apesar de sermos um país de brandos costumes, espero que muitos fumadores não se conformem e forcem a que uma boa parte da restauração se converta à opção de se poder fumar caso queira fazer negócio.

    Assim, desejo um bom ano de boicote aos estabelecimentos sem fumo!
    Usemos as possibilidades que ainda nos restam!

    ResponderEliminar
  26. @Sara

    Bem vinda ao clube então: é exactamente isso que eu tenho tentado fazer... boicote a todos os sítios onde costumava gramar com fumo alheio.

    No meu caso, "só" demorou cerca de 30 anos até que a situação mudasse... mas pode ser que tenhas mais sorte.

    ResponderEliminar
  27. http://jpn.icicom.up.pt/2006/04/10/nova_lei_antitabaco_divide_opinioes.html

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails