terça-feira, 28 de junho de 2016

Petição para novo referendo do Brexit foi iniciado por um cidadão que queria sair da UE


O referendo britânico que deu a vitória ligeira à saída da União Europeia deixou milhões de britânicos em estado de choque, e já deu origem a uma petição que tem angariado votações recorde (3 milhões) para que o mesmo volte a ser feito e com novas regras para ser válido - mais o mais curioso é que esta petição foi iniciada por um apoiante da saída da UE que agora viu a sua petição tornar-se numa poderosa arma para o campo oposto.

A petição foi criada por William Oliver Healey. de 27 anos, defensor da saída da UE, numa altura em que receava que o referendo desse a vitória à permanência. Para evitar uma eventual derrota "por pouco", a petição pedia que o resultado só fosse válido se obtivesse mais de 60% do votos e com mais de 75% da população votasse.

Ora, os resultados do referendo do Brexit deram uma vitória à saída da UE com apenas 51.9% dos votos, e apenas 71.8% dos cidadão votaram - o que, segundo as regras propostas invalidaria o resultado. Claro que como a vitória foi a da saída, William Healey já diz que a votação é válida e justa, e que se tem que cumprir a vontade do povo (nem será preciso imaginar o que diria se o resultado tivesse sido o mesmo, para o lado da permanência na UE.)

... Esperemos que a petição seja ouvida (e parece-me que faz todo o sentido que assim seja, quando se trata de uma decisão com impacto tão abrangente, onde não deveriam ser apenas 2 ou 3% a fazer a diferença) tornando o Brexit ainda mais caricato, por ter sido revertido por um apoiante da saída! :)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails