segunda-feira, 28 de março de 2016

Florence Hartmann presa em Haia por ter revelado que Tribunal dos Crimes de Guerra escondeu informação ao Tribunal de Justiça


Qual será a altura para começar a ficar preocupado com a "justiça" do tribunais? Talvez a detenção de Florence Hartmann possa ajudar a ter uma ideia. Florence tem dedicado a sua vida a expor criminosos de guerra, mas o Tribunal não gostou que ela referisse no seu livro que o Tribunal de Crimes de Guerra tinha escondido informações cruciais sobre o massacre de Srebrenica em 1995, condenando-a por desrespeito ao Tribunal.

Agora, dá-se a caricata situação de ter sido presa quando esperava ver a sentença dada a Radovan Karadžic, e ter que partilhar a prisão com o general Ratko Mladic (o líder militar acusado) - com a agravante de que ele tem direito a "passear" no parque da prisão, enquanto ela foi colocada em isolamento numa cela, onde é monitorizada continuamente e sem direito a que as luzes se apaguem, nem sequer para dormir.

Diz-se que a justiça é cega... mas será que se deve aceitar que os tribunais possam guardar "segredos" sobre massacres de guerra, e mandar para a cadeia aqueles que simplesmente chamam a atenção para esses factos? Esperemos que, talvez um dia, tudo fique esclarecido... sem "segredos" nem receios de ir para a prisão por se revelar aquilo que deveria ser do conhecimento público.

1 comentário:

  1. Passados 70 anos ainda se continuam a esconder crimes monstruosos de guerra e prende-se uma cidadã que só deseja que se faça "Justiça"...!
    Mundo Hipocrita

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails