quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Hamburgo proíbe café em cápsulas devido ao impacto ambiental


O sistema de café em cápsulas pode ter cada vez mais adeptos, mas em Hamburgo não esperem ver uma destas máquinas nos edifícios do estado, pois a cidade iniciou uma guerra ao desperdício e exagerado impacto ambiental que as cápsulas têm.

Sistemas como o Nespresso (e outros) podem ser cómodos para os utilizadores, mas há quem prefira olhar para o outro lado da questão: o do impacto que essa comodidade tem no ambiente. Este comodismo faz com que, logo à partida, 50% do peso do produto seja dedicado à embalagem, o que o torna num campeão do desperdício e, para piorar ainda mais as coisas, a combinação de plástico com alumínio e restos orgânicos de café faz com que não existam métodos simples e eficientes de lidar com a reciclagem das cápsulas.

Poderá parecer um preciosismo olhar para esta perspectiva das embalagens... mas confesso que eu próprio já fiz algumas alterações em produtos que comprava regularmente devido ao desperdício que considerava estar a ser dedicado às embalagens, e refiro-me a coisas como saquetas no interior de embalagens que eram impressas em cor total (em algo que nem é visível para o público, e que vai quase imediatamente para o lixo) - quando poderiam ter apenas a indicação da data de validade, por exemplo. Faz-me sempre pensar que, se é um produto onde se está a dar mais destaque à aparência do que ao produto que vem lá dentro, talvez seja melhor mudar para outro que tenha as prioridades invertidas...

Não me parece que haja solução fácil (ou eficiente) para esta questão das embalagens e das cápsulas de café. Mas por cá é fácil adivinhar como seria tratado o caso: aplicando uma nova taxa de desperdício às mesmas (que obviamente teria como principal resultado recorrer à compra de cápsulas vinhas de Espanha ou outro país.) Esta é - mais uma - daquelas coisas que só pode ser combatida com a educação e sensibilização... e que não haja ilusões do contrário.

1 comentário:

  1. Aqui reciclamos as cápsulas... Seja através de peças decorativas artesanais, seja devolvendo as mesmas à loja (pelo menos é o que se faz lá por casa)... Mas sim, é preocupante.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails