quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A criança síria morta na praia


Tinha intenções de acompanhar esta imagem de um simples "no comment", mas não sou capaz de o fazer. O mundo está cheio de injustiças, e diariamente morrem milhares de crianças e pessoas em situações que o "outro meio-mundo" nem sequer imagina ou que prefere nem querer imaginar, mas há imagens que têm o condão de fazer com que deixe de haver desculpas para se continuar com a indiferença, e penso que esta será mais uma delas (não será preciso relembrar o peso que a filmagens do Massacre de Santa Cruz tiveram para chamar a atenção do que se passava em Timor.)

Esta imagem de uma criança "migrante" - o termo que tem sido usado por quem tem medo de os chamar pelo nome que deviam ter: refugiados - que deu à costa, é chocante, e penso que o será ainda mais para qualquer pai/mãe, que facilmente imaginará estar na indescritível situação de que tal pudesse ser o seu próprio filho.

Há milhares e milhares de refugiados que se tem dirigido à Europa, não como forma de tentarem encontrar um El Dorado onde possam ficar ricos, mas simplesmente como forma de escaparem aos confrontos violentos e morte certa que teriam se ficassem nas suas terras. Não é questão de serem do país X, ou Y, ou Z, são pessoas, como nós, que precisam de ajuda.

Não adianta também dizer que por cá já temos muitos problemas, fome e miséria. Sim, é verdade; mas o mundo não é um lugar perfeito, e não por se querer dar prioridade a quem passa fome em Portugal que se devem ignorar aqueles que em desespero se sujeitam a todos os riscos, com a esperança de que até a mínima possibilidade de poder chegar a um lugar melhor será melhor do que a certeza de morte certa que teria se não o fizesse.


Não há muitas coisas que me choquem, mas confesso que a imagem ali em cima me chocou ao ponto de me deixar a reflectir por várias horas pela noite dentro, quando já deveria estar a dormir. Que raio de raça somos quando mesmo após milhares de anos de dita "civilização", continuamos a insistir em traçar riscos ridículos sobre o planeta, dividindo-o em "quintais", ignorando-se o facto de que estamos todos no mesmo barco.


Quem quiser dar um pequeno contributo, há uma campanha da Unicef para a qual poderão contribuir.


P.S. E de muito mau gosto a Protecção Civil (afinal não é a Protecção Civil oficial, mas sim uma outra entidade - não que isso torne a sua opção menos lamentável) decidir usar esta imagem com a mensagem : "Ensine o seu filho a nadar, para não passar o resto da vida a lamentar". o_O (Actualização: o post já foi removido do Facebook.)



1 comentário:

  1. Boas, concordo com tudo acima escrito menos um pequeno detalhe mesmo no fim. A entidade que fez o post não é a "Autoridade Nacional de Proteção Civil" que é uma entidade do estado português, conhecida por nós como Proteção Civil. É uma entidade de iniciativa PRIVADA sem fins lucrativos que tenta passar um ar de autoridade. Já tive propostas dessa entidade para alinhar o meu site meteo... Cheguei à conclusão de que não têm credibilidade já há muito tempo. Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails