sábado, 5 de setembro de 2015

Matar quem se atropela é prática comum na China


Quando um condutor atropela alguém com o seu veículo, esperar-se que prontamente dê toda a assistência possível e chame as equipas médicas ou autoridades; mas... e se depois de se atropela alguém, aquilo que se fizesse fosse passar com o carro por cima da vítima, repetidamente, para garantir que estaria definitivamente morta? O cenário poderá parecer de um qualquer filme macabro, mas é prática comum na China nas últimas décadas.

Com a proliferação das câmaras de vigilância e dos smartphones, são cada vez mais os incidentes de atropelamento seguido de homicídio que ficam registados em vídeo, revelando situações que desafiaram a compreensão, como um condutor que a fazer marcha atrás atropelou uma criança de 3 anos, passando com o carro por cima da sua cabeça, para de seguida voltar a passar por cima dela, e depois saindo do carro com ele engatado em marcha atrás, e lentamente conduzindo-o sobre a criança uma vez mais.

Mas independentemente de serem crianças ou velhos, homens ou mulheres, a realidade é que qualquer pessoa que seja atropelada e sobreviva, se arrisca a ser morta logo a seguir, pois os condutores farão todos os possíveis para que a vítima não saia dali com vida (havendo casos em que o condutor até sai do carro para a esfaquear e terminar o assunto).

O que se passa então na China, serão todos loucos? E a resposta, não sendo menos chocante, é esclarecedora: fica muito mais barato matar alguém do que deixar alguém ferido. Se um condutor ferir alguém, terá que sustentar a vítima para o resto da vida; se matar alguém, terá apenas que pagar uma indemnização de cerca de 20-50 mil dólares e fica o assunto arrumado. E o mais absurdo é que mesmo nestes casos em que se apanha um condutor deliberadamente a passar repetidamente por cima de alguém, são raras as vezes em que são condenados, argumentando coisas tão ridículas como "pensava que era um saco do lixo preso no carro".


... Não sei se fique mais pasmado com as supostas entidades de justiça que deixam passar estes casos impunemente, se com uma pessoa que deliberadamente decida usar o seu carro como arma e matar outro ser humano, tratando-o literalmente... como lixo.

1 comentário:

  1. Primeiro artigo que li hoje e que me deixa completamente chocado, inacreditável, como uma lei nos consegue tirar por completo a humanidade, o erro vem do governo que impõe essas leis, se fossem antes punidos por não prestar auxílio aí as coisas mudavam, mas o que retiro daqui é que cada vez mais somos aquilo que os nossos governos mandam sermos e não aquilo que realmente somos e quando aparece alguém assim apenas o chamamos de louco.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails