terça-feira, 30 de junho de 2015

Mapa demográfico da Europa mostra a desertificação de Portugal e países de Leste


As "migrações" são um processo natural em qualquer sociedade, mas não deixa de ser revelador visualizar as tendências que tem ocorrido por toda a Europa nas últimas décadas. Um Instituto alemão pegou nos dados demográficos referentes ao período de 2001 a 2011, e criou um mapa que torna perfeitamente visível o panorama Europeu, com as zonas a azul a representarem uma perda de população, e as vermelhas um aumento.

Em Portugal, fica perfeitamente "pintado" o retrato que todos conhecemos, da desertificação do interior e a fuga para o litoral (e ter em conta que, ao não contemplar dados mais recentes, ainda nem sequer se faz ressentir dos mais mais recentes da crise, em que grande parte da população fugiu para outras paragens.) Em Espanha também se reflecte uma fuga para Madrid e para a costa mediterrânica; e França e Irlanda (e também o Reino Unido) parecem ser dos destinos preferidos, contando com um aumento mais equilibrado um pouco por todo o território.

... Não seria bom se os governos olhassem para estas movimentações e implementassem políticas, não em forma de "emergência" quando não há forma de o evitar, mas sim de forma atempada (tal como a questão do envelhecimento da população e incentivo à natalidade - que por cá vai sendo uma miragem mesmo com panorama desolador que temos?)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails