domingo, 12 de abril de 2015

Georgia quer taxar carros eléctricos pela gasolina que não gastam


O estado norte-americano da Georgia parece querer dar uma volta de 180º na forma como lida com os automóveis eléctricos e recorre a uma táctica que parece saída de um filme do Monty Phyton: taxas os carros pelo combustível que não consomem.

A Georgia era um dos estados que mais promovia a compra de automóveis 100% eléctricos, e que estava a ter bons resultados, colocando-o na 2ª posição na lista dos estados com mais veículos eléctricos... mas que agora irá certamente ter um fim abrupto. Confrontados com a necessidade de encontrar mil milhões de dólares para manutenção das suas vias, o estado está em vias de não só suspender o subsídio dado a estes veículos, como de lhes aplicar uma taxa adicional de 200 dólares em jeito de compensação pelo combustível que não vão consumir.

Ora, esta mentalidade só tem paralelo na nossa famosa lei da Cópia Privada, onde também alguém terá tido a brilhante ideia de fazer com que todos os cidadãos paguem desde logo pela eventual possibilidade de um dia virem a poder usar (todos) esses bytes para guardarem uma cópia de um eventual conteúdo protegido pelos direitos de autor - mesmo que nunca o venham a fazer (como acontecerá na grande maioria dos casos); nem que seja minimamente assegurado que esse valor irá efectivamente ser entregue aos autores devidos (outro "detalhe" que fica sempre por explicar.)

Mas pronto, voltando aos carros... se receavam que o pior que poderia acontecer era a electricidade subir, eis que fica demonstrado que há quem já esteja a pensar numa taxa sobre combustível não consumido (só faltava a mesma reverter a favor das petrolíferas, pela redução dos seus lucros com a aposta nos carros eléctricos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails