sexta-feira, 10 de abril de 2015

Gaia quer contornar pórtico "estúpido" em SCUT


Já muito se falou da palhaçada que foi a criação das SCUTs como alternativas "sem custos" às auto-estradas; mas que afinal também passaram a ser pagas - e bem pagas, com contratos milionários de fazer roçar o absurdo, quer por lá passe tráfego ou não. Mas no meio de todo esse surrealismo, há casos que se tornam ainda demais caricatos, como o que acontece na A29 em Gaia e que agora deverá dar origem a uma nova via para contornar um dos mais injustos pórticos.

O pórtico da A29 em Gulpilhares é provavelmente a maior aberração que se pode imaginar, parecendo ter sido estrategicamente colocado para lixar toda a população que viva a sul de Valadares, e onde uma diferença de 500m pode significar que alguém possa ir trabalhar para o Porto todos os dias sem taxa adicional... ou ter que pagar mais de 200 euros por ano por esse "privilégio", em suaves prestações de 0,45€ em cada passagem.

Ainda por cima, é mais um daqueles casos em que recorrer às ditas "vias alternativas" é uma boa treta, pois embora digam que cumprem os requisitos técnicos... não há desculpa para o facto da SCUT ter sido feita em cima da ex-estrada nacional 109 - que assim foi roubada às populações.

E agora chega-se ao cúmulo do ridículo, onde em vez de corrigir o problema efectivo (remover o pórtico) se opta por fazer um "remendo", sob a forma de uma nova via que permita ultrapassar o pórtico em questão.

Meus amigos, deixem-se lá de burocracias e ganhem a sensatez de reconhecer que quando algo está mal feito há que corrigir a situação da forma mais simples - e não andar a fazer caricatos remendos que deixarão pasmada qualquer pessoa dira "civilizada"!


[Não, não será assim, mas é quase...]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails