terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Lars Andersen mostra-nos como dominar o arco e flecha


Se têm na memória os feitos com arco e flecha de Robin Hood e de outros heróis de Hollywood... lamento dizer-vos que terão que deitar fora todos os pressupostos que criaram. Lars Andersen decidiu explorar como é que realmente o arco e a flecha foram usados ao longo da História, e mostra-nos agora coisas que consideraríamos ser impossíveis.

Confesso que tive que ver o vídeo que se segue por 3 ou 4 vezes antes de começar a considerar a hipótese de ser real, e não um vídeo "falsificado" para se tornar viral na internet (e mesmo assim, ainda deixo essa opção em aberto). Mas assumindo que é mesmo verdade, Lars explica-nos como muitas das coisas que nos habituamos a ver estão completamente erradas: desde o posicionamento da flecha pelo lado de dentro do arco, ao transporte das flechas - e recorre a ilustrações históricas para comprovar que os guerreiros do passado já sabiam isso.

De resto... só dá pena o vídeo não ter sido filmado com uma câmara de alta-velocidade (aparentemente está nos planos para novas filmagens em breve), para podermos ver em pormenor coisas como disparar três flechas em meros décimos de segundo; ou, ainda mais impressionante, acertar numa flecha em voo directamente na sua direcção.

1 comentário:

  1. Os vídeos são verdadeiros e o autor já explicou que alguns cenas têm pequenos truques aceitáveis como repetição da mesma até conseguir acertar, setas de bambu. Etc. Isso não confirmou mas a seta que apanha no ar deve ser certamente disparada a menor velocidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails