terça-feira, 13 de maio de 2014

Mapa interactivo mundial das desigualdade entre os 1% mais ricos e os 90% mais pobres


Que alguém que trabalha merece receber mais que alguém que nada faz, acho que isso é apenas senso comum. Mas quando uma reduzida percentagem da população começa a absorver valores altamente desproporcionados em relação a todos os outros... também se assiste uma desigualdade excessiva. Este mapa interactivo permite explorar e comparar os rendimentos de diversos países de todo o mundo, com dados das últimas décadas.

Ao nosso dispor temos a possibilidade de ver a evolução da percentagem de todos os rendimentos que vai parar aos 1% mais ricos; aos 10% mais ricos; e também comparar a relação dos 90% mais pobres com os 1 e 10% mais ricos.

É engraçado comparar-se o caso de Portugal com vários outros países, onde num extremo temos países como os EUA e África do Sul, onde os 10% da população mais rica ficam com cerca de 50% de todos os rendimentos disponíveis; e no outro temos países como a Dinamarca, Holanda e Suécia, onde esse valor anda entre os 27 e  os 31%.


(E também vermos o tombo que levamos na década de 70, e posterior recuperação nos anos 80... sendo que infelizmente os dados para o nosso país só vão até 2005... pois também teria piada ver o efeito destes últimos anos no gráfico!)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails