quarta-feira, 14 de maio de 2014

As terceiras línguas mais faladas nos EUA


Todos sabemos que os EUA são um local que atraí pessoas de todo o mundo em busca de uma vida melhor, e que por isso contam com variedade e diversidade cultural imensa. Mas, se ninguém ficará surpreendido que a língua mais falada seja o inglês, seguido pelo espanhol, as coisas mudam de figura quando se olha para a terceira língua mais falada em cada estado norte-americano.

Comecemos pelos estados do Massachusetts e Rhode Island, onde a terceira língua mais falada é... o nosso português (se me perguntassem, imaginaria que isso aconteceria em New Jersey, local onde também existe uma numerosa comunidade portuguesa). Nos estados centrais, temos uma enorme quantidade de estados dominados pela língua alemã, que também se poderá entender. O que provavelmente não esperariam é que no Texas e no estado de Washington, a terceira língua mais falada seja o vietnamita. E se isso vos surpreende, que tal o Russo, que domina no estado de Oregon?

Mas, o que não esperava mesmo era ver o arábico a ficar na terceira posição no Michigan; ou o Tagalog (tive que ir pesquisar no Google para descobrir que é a língua/dialecto falada por grande parte dos filipinos) a ocupar idêntica posição na California e Nevada.

Portanto, se não falarem uma palavra de inglês, deverão poder visitar os EUA sem problema... desde que se mantenham em Massachusetts e Rhode Island. ;)

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails