segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pedir factura habilita a automóveis sorteados pelo governo


Não precisam ir confirmar no calendário; não estamos no dia 1 de Abril, mas até poderia parecer. Parece que o Governo vai começar a sortear automóveis todas as semanas entre todos os que pedirem facturas/recibos com número de contribuinte nas suas compras.

Até pode parecer boa ideia... mas considerando os impostos que se pagam sobre os automóveis e combustíveis, desculpem-me lá se isto me parece uma "prenda envenenada", com o objectivo de fazer com que o valor oferecido rapidamente regresse aos cofres do estado.

Considerando que há tantas famílias a passar fome, e desesperadas para conseguirem manter o pagamento da mensalidade da casa no final do mês, não faria mais sentido que fosse oferecido o valor em dinheiro - deixando que cada pessoa decidisse por si a melhor forma de lhe dar uso? Isto para não falar num sistema bem mais justo para todos, que seria devolver uma percentagem de todos gastos feitos, a todas as pessoas e em todo o tipo de compras - em vez de limitar a coisa aos restaurantes, oficinas e cabeleireiros.

Ficava assim do género de "1%" de incentivo ao bom funcionamento do sistema económico. Ia ser pago, mas ia ser devolvido posteriormente. (Se bem que já estou a imaginar o resultado de tal medida: "ah, se não quiser factura faço-lhe já o desconto do 1%... e até lhe tiro o IVA também"!)

... Não há sistema que resista à vontade de "dar a volta" ao próprio sistema...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails