sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nápoles cria nova Moeda "Geolocalizada"


Se os especialistas não se entendem quanto à melhor forma como resolver a crise, não sei se realmente alguém poderá oferecer alguma solução milagrosa - mas em Nápoles, para tentar revitalizar o comércio local  arranjam uma forma que me parece bastante interessante: criaram uma nova moeda complementar ao euro, o napo.

Este napo tem valor igual a um euro, e pode ser utilizador para pagar até 10% do valor das compras nas lojas locais que aderirem a esta iniciativa. Qual o atractivo? Estes napos ficam livre de impostos!

A ideia não é nova mas é a primeira vez que algo deste tipo é feito por um organismo oficial (a Câmara de Nápoles). E admito que a ideia me parece bastante atractiva já que, a "máquina económica" só funciona se houver transacções e movimentação de dinheiro, coisa que as pessoas fazem cada vez menos, por não terem dinheiro e também pelo clima de insegurança que desaconselha grandes aventuras. O conceito de se criar uma "moeda geolocalizada" que apenas poderá ser usada numa região parece-me uma boa ideia para promover o comércio local... mas deveria oferecer mais alguns benefícios para os consumidores para incentivar o consumo (se for "ela por ela"... grande parte não se irá dar ao trabalho de ter que gerir duas moedas diferentes).

Vamos ver um dia destes não começamos a ter moedas regionais por cá...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails