sábado, 26 de janeiro de 2013

Acidente em Alfarelos causada por Falta de Aderência


No outro dia tinha criticado a expressão "feridos leves" (mas salientado o facto de ainda bem que deste acidente não terem resultado feridos com gravidade ou mortes!) E agora, é tempo de ficarmos a conhecer as causas do acidente que levou à colisão de dois comboios em Alfarelos no passado dia 21.

Os resultados do inquérito apontam para que tal se tenha devido à "falta de aderência entre as rodas e o carril". Resultados que no entanto não parecem indicar a verdadeira causa do acidente: o motivo pelo qual terá ocorrido essa falta de aderência. Foi assim recomendado que se venham a realizar testes, com composições de locomotivas e carruagens idênticas, para verificar se as distâncias de desaceleração e travagem se mantêm dentro da normalidade ou não - sendo que estes testes terão que ser realizados com condições atmosféricas idênticas.

Não sendo eu um especialista em comboios - e já muito me intrigar o tipo de "atrito" que possa existir entre rodas e carris (pessoalmente, parece-me sempre que aquilo será tipo "gelo"!) - vou esperar para ver se algum dos nossos leitores que perceba mais do assunto nos possa dizer a sua opinião sobre este caso.

O JN disponibilizou uma imagem panorâmica a 360º do local do acidente.

3 comentários:

  1. Aquilo até tem um sistema que larga areia sobre os carris para ajudar na travagem. Que foi acionado. Mesmo assim não foi suficiente!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. A falta de aderência foi só um dos factores. O principal foi o maquinista não ter reduzido a velocidade o suficiente assim que passo ao amarelo. O maquinista não abrandou o suficiente porque pensava que ia mudar de linha. A agulha também falhou. Só em última instância o que "falhou" foi haver pouca aderência que não é nada que não se saiba nos comboios. O sistema CONVEL também falhou pois deveria ter avisado mais cedo que ia depressa demais. Tudo coisas a rever por parte da CP.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails