domingo, 2 de dezembro de 2012

Quem deve quanto a Quem? [Europa]


Lembram-se do tempo em que dever dinheiro a alguém era um simples acto de: "toma lá, depois dá cá"? Hoje em dia, o mundo vive à custa de empréstimos, que depois quando correm mal dão origem às grandes confusões que assistimos. Este gráfico interactivo mostra quanto os países devem e a quem. E é possível ver coisas que... bem... os especialistas lá perceberão.

No caso de Portugal (primeira imagem ali em cima), é curioso ver que embora estejamos a dever vários milhares de milhões à Alemanha, Reino Unido e França... o país a quem mais devemos é... a Espanha.




Mas depois temos os casos verdadeiramente caricatos, como por exemplo no caso do Reino Unido, que tem uma dívida superior a 570 mil milhões(!) de euros aos EUA  assustador, não é?...
Nem por isso... é que espreitando do lado inverso:



Sim... temos os EUA a deverem ainda mais ao Reino Unido... mais de 830 mil milhões!

Olhando para todas estas ligações e religações, o que me parece é que anda muita gente preocupada em baralhar o mais possível o que se passa, de forma a que ninguém consiga saber o que se passa.

3 comentários:

  1. O filosoraptor já descobriu a resposta à tua pergunta:
    http://www.kulfoto.com/funny-pictures/25350/where-did-all-the-money-go

    Deve ser a resposta mais precisa até agora...

    ResponderEliminar
  2. Carlos, tu e qq outro português, as empresas portuguesas e o estado português são o conjunto do país. Assim é normal que haja agentes que tenham dívidas ao estrangeiro e vice versa. Há que perceber que por exemplo em portugal a dívida ao estrangeiro é principalmente do estado e dos bancos que tiveram de pedir lá fora porque os portugueses pediram muito dinheiro para tanta casa.

    ResponderEliminar
  3. Este é realmente o caso: todos deverem muito a todos, para que ninguém precise pagar o que se deve.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails