segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tabaco Mais Barato


Parece que a lei de mercado por vez precisa de uma crise monumental para finalmente começar a trabalhar, e até áreas que durante décadas "controlaram" o mercado, estão agora sujeitas a fazer o impensável: a baixar os preços.

A indústria do tabaco está a descer o preço de várias marcas, para tentar reconquistar alguns clientes. Sendo eu um convicto anti-fumo, não posso dizer que me importasse se o tabaco custasse 500€ por maço... e que cada fumador tivesse que estar registado numa base de dados nacional que lhes adicionasse uma taxa de contribuição para a saúde.

Mas, o que é certo é que estamos apenas a assistir à lei da oferta e da procura... e quando a procura desaparece, não resta outra alternativa a não ser tornar a oferta mais atractiva.

Com o rumo que as coisas estão a tomar (o tal efeito dominó) com as pessoas a não poderem pagar gasolina, a deixarem de comprar carros, a não poderem pagar os passes, a deixarem de andar de transportes públicos, etc. etc. a cada um destes passos mais uns largos milhares de pessoas vão para a rua e contribuem para o afundamento destas áreas - e nem vamos entrar naquelas questões incómodas, de como terá sido possível alguém deixar que os transportes chegassem a acumular dívidas de milhares de milhões de euros, ou das PPP que tanto lesam o país, mas cujos "responsáveis" continuam nos seus postos como se nada se passasse - o que é certo é que não me parece difícil imaginar que daqui por mais alguns anos (meses?), até as gasolineiras comecem a baixar o preço dos combustíveis... pois já ninguém andará por cá para os comprar. E o estado... esse bem que poderá aumentar os impostos para os valores que quiser... porque também ninguém terá nada para ser tributado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails