sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Electricidade Mais Cara - Sim, Não?


É o tipo de notícias que parece um daqueles tratamentos de choque: que para além dos aumentos que já todos temos vindo a sentir nas facturas do gás e electricidade (e a "concorrência" do mercado liberalizado ser algo tão concorrencial que nenhuma das empresas sequer se deu ao trabalho de criar uma tarifa bi-horária!) se preparam para aplicar um novo aumento, devido aos "custos com a supervisão e acompanhamento das concessões". Custos esses que até ao momento eram suportados pela Direção Geral de Geologia e Energia, e que em breve passariam a ser pagos pelos consumidores.

Notícia que faria levar as mãos às cabeças a muitos (todos?) os que já se revoltam mensalmente ao olhar para a factura da electricidade - onde o custo da electricidade acaba por representar quase metade da conta total (ainda me hão-de explicar a legalidade da cobrança da "taxa de potência", substituta da extinta taxa de aluguer do contador - engraçado como sempre que se anula qualquer coisa que custava dinheiro, o valor a pagar nunca desce) - mas que prontamente foi desmentida pelo Ministério da Economia.


... A mim, parece-me apenas mais uma daquelas tácticas de atirar uma notícia péssima cá para fora, para servir de ante-preparação para apenas uma notícia "má" que venha a seguir!

Ou seja: "Nova taxa, vai aumentar a electricidade!" E depois: "Não, afinal não vai ser uma taxa... vai ser apenas só mais 1€ ou 2€, não se preocupem!"


... Acho que é muitos dos governantes se esquecem que, euro a euro, as carteiras de milhões de portugueses há muito que deixaram de ter "trocos" a mais para dispensar... (Só à custa das SCUTs, vejam só quantos desses euros se vão evaporando a cada apito do identificador...)

3 comentários:

Related Posts with Thumbnails