terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cidade Alemã Alicia Portugueses


Parece que aquela bem conhecida pérola de sabedoria popular "quem não está bem, que se mude" chegou ao ouvido dos alemães, que sabendo o estado das coisas por cá, decidiu aliciar os Portugueses com a promessa de emprego e ordenados acima dos 3500 euros mensais.

Há uma cidade alemã que convida os portugueses a preencherem os 3000 empregos disponíveis que parecem não ter candidatos alemãs para os preencher. Não se pense que se tratam de empregos "indesejáveis", uma vez que se tratam de empregos para pessoal qualificado, e onde os ordenados para os engenheiros podem ascender aos 6 ou 8 mil euros mensais.

Mas, não se pense que a vida em Schwäbisch Hall (a meia caminho entre Estugarda e Nuremberga) será tão simples como querem fazer crer (sem com isto dizer que não possa ser uma alternativa bem mais atractiva do que o que se pode ter por cá). Embora seja uma cidade cheia de pessoas de todo o mundo, a socidade alemã não tem por hábito estar predisposta a aturar línguas estrangeiras - pelo que deverão saber, ou estar dispostos a aprender Alemão (até aqui, nada de inesperado). Mas, fica também o aviso de que os impostos na Alemanha pesam bastante, podendo chegar a cerca de 50%. Pelo que, assim num ápice, os muitos apelativos valores de 3500 euros mensais, rapidamente se podem traduzir num ordenado efectivo de apenas 1900 euros... algo que deverão acertar com o posso possível futuro empregador antes de começarem a fazer as mala.

Seja como for... volto a dizer que mesmo assim me parece uma opção a considerar para que não "estiver bem" por cá...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails