sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lucros Recorde na Banca

Novamente se vê que a "crise" afinal... será apenas "virtual"? Ou uma mera desculpa para que alguns ganhem ainda mais milhares de milhões?

No Económico:

Maiores bancos privados lucraram mil milhões

O BES, BCP e BPI conseguiram os melhores resultados dos últimos três anos.

(...)
O BPI, BES e BCP lucraram, em conjunto, 996,9 milhões de euros, mais 8,1% face aos 922,3 milhões registados em 2009. Este foi o segundo exercício consecutivo em que os resultados líquidos subiram, embora estejam ainda longe do recorde de 1,5 mil milhões conquistado em 2007.

Feitas as contas, os maiores bancos privados portugueses encaixaram, em 2010, mais de 2,7 milhões de euros por dia.

2 comentários:

  1. Amigo Carlos,

    temos visões diferentes do mundo, eu sei.
    Mas, onde está o problema em a Banca ter lucros?

    As empresas devem dar sempre lucros, senão qual é o propósito de elas existirem?

    Os bancos dão lucros? Excelente, pois em vez de aplicar o meu dinheiro, que poupo do meu trabalho, num depósito a prazo, eu opto por comprar acções, nomedamente desses bancos referidos.

    cumps

    ResponderEliminar
  2. @L1m0N3s

    Calma que eu não sou nenhum fanático anti-capitalismo ou de economia de mercado; nem tão pouco apologista de que todos sejam "iguais".

    Acredito plenamento que se recompense quem mais merece, que se receba pelo trabalho que se faz, etc. etc.

    No entanto, numa época dita de crise e de "austeridade", onde são tomadas medidas especiais que sobrecarregam sobremaneira os trabalhadores, com impostos directos e indirectos, e até reduzindo salários (num casal meu conhecido representa quase menos 5000€ anuais! Não é brincadeira!) não me deixa de parecer um pouco injusto que em certos outros sectores haja até redução dos impostos que pagam!
    (Pelo menos, foi o que ouvi na rádio, de que os impostos sobre a banca iam diminuir...)

    Foi um desabafo... apenas isso.

    Quanto a isso de comprar acções, como bem sabes... é muito bonito quando dá dinheiro... mas depois quando há os crashes (ou ameaças de), é tal o pânico que depois é o Governo (e todos nós) que tem que tentar segurar as coisas injectando milhares de milhões e milhões como sucedeu agora.

    Novamente, nada tenho contra a bolsa, quando esta assenta em bases realistas... No entanto, como em tudo, há abusos... e a especulação desenfreada leva-nos... a situações como a que vivemos agora.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails