segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Fertagus e um Atropelamento Inadmissível

Recebido via email - um relato verdadeiramente inacreditável de como alguns seres humanos afinal, parecem ser desprovidos de total humanidade!

Actualização: aqui está a resposta oficial da Fertagus a este incidente.

--//--

Bom dia,


Hoje às 9h03mn o comboio da Fertagus que entrava na estação de Corrioios em direcção Roma-Areeiro, com 2 fiscais de linha a observar á algum tempo uma cadelinha que corria desorientada pela linha, atropelou deliberadamente a cadelinha, houve tempo para para a salvar, o comboio não vinha com mt velocidade pois já estava a chegar á estação, não abrandou os fiscais apesar dos gritos de quem assistia, riram e nada fizeram.


O Comboio que vinha em sentido contrário travou e não a atropelou, o outro poderia ter feito o mesmo.
A cadelinha foi apanhada pelas patinhas dianteiras, que foram amputadas imediatamente, ainda se arrastou para fora da linha, foi chamado o canil que a recolheu, a Veterinária correu para lá, mas nada havia a fazer, estava viva, espertinha mas desfeita do peito para baixo.


Espero que depois de lerem o presente e-mail, continuem a dormir descansados.


Cumprimentos,
Carla Nobre


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: elsa semedo
Data: 1 de Fevereiro de 2011 13:30
Assunto: Atropelamento
Para: fertagus@fertagus.pt


Exmos. Senhores,

Este é o meu comentário acerca do email abaixo como uma denúncia. Vamos encher o vosso email com protestos de indignação até uma resposta vossa.

A ser verdade esta denúncia, como acredito que seja. É lamentável esse comportamento sem o mínimo de ética e ausência de bom carácter por parte dos funcionários que observavam o risco de atropelamento e nada fizeram, além de gozar o triste espectáculo.
Não fica bem, a uma empresa responsável pelo transporte de milhares de pessoas diariamente, este tipo de comportamento dos seus funcionários: não dá segurança e credibilidade a quem é transportado todos os dias. Acima de tudo, demonstra uma postura de grande falta de humanismo dos colaboradores desta empresa e de grande irresponsabilidade cívica.
Os funcionários são a imagem de uma empresa, cada vez mais. Cada vez mais se vive da imagem: pela postura dos funcionários, pela politica ecológica da empresa, pelo humanismo, pelo carácter cívico, instruído e evoluído que a empresa demonstra.
Com a atitude destes fiscais a imagem que passou foi bruta, ignorante, provinciana, inculta, desumana e de uma pobreza de espírito aberrante.
Porque a evolução de um país, assim como de uma empresa não se contabiliza pelo dinheiro, mas pela mentalidade de civilidade que cada possuí.

Os meus melhores cumprimentos,

Elsa Semedo



==//==


Eu já fiz seguir a minha reclamação... e vocês, de que estão à espera?

5 comentários:

  1. Em primeiro lugar, pelo que sei deste caso, são seguranças da estação e não funcionários da Fertagus que supostamente presenciaram o acontecimento.
    Neste caso, penso que está a ser feito um julgamento precipitado, sem conhecimento de todas as ocorrências, responsabilidades e actuações.
    Para além do mais, a Fertagus sempre promoveu uma política de respeito pela vida e dignidade dos animais e já protegeu e salvou muitos animais que apareceram abandonados nas estações. Há, inclusive, nas instalações do Parque de Material de Coina, por exemplo, um canil que alberga actualmente, seis cães abandonados que são alimentados e tratados.
    Não sei se é do vosso conhecimento mas o próprio PAN – Partido pelos animais e pela Natureza de Almada (Sociedade de defesa dos animais) aceita e entende a explicação e exposição da Fertagus quando afirma em comunicado publicado no site que : “A Fertagus apresentou como justificação para o sucedido, em comunicado tornado público a 31 de Janeiro, os constrangimentos técnicos que dizem respeito à possibilidade de imobilizar na totalidade um comboio, dificuldade que se traduziu não apenas no atropelamento da cadela mas também na impossibilidade de os dois vigilantes de serviço na estação acederem à linha no sentido de resgatar o animal.” (http://pan-almada.blogspot.com/2011/02/comunicado-do-pan-almada-cadela.html)
    Não se esqueçam que todos somos inocentes até provas do contrário e que, muito sinceramente, no estado em que está o nosso país, temos muito mais com que nso preocuparmos. Temos de nos revoltar contra situações reais que nos afectam profundamente como país e como pessoas e econtribuintes.
    Deevemos ter respeito pelo animais, é certo! Mas não vejo motivo para tanto alarido à volta deste tema.

    João Leitão

    ResponderEliminar
  2. Caro Leitão,
    vamos então preocupar-nos com os reais problemas deste país, que no fundo, é o que tanto o preocupa. Esperemos, portanto, que a polícia e autoridades se preocupem mais com "coisas importantes" se um dia lhe acontece algo que é importante para si, mas "não é real e não afecta profundamente o país". Vamos todos então brincar de casinha e fingir que nada aconteceu. Sugiro ademais que façamos "de-conta" que o país está bem de civismo e recomenda-se, pois não!

    Espero então, que continue, caro desconhecido, e os meus desejos que continue a ser um exemplo de civismo, civilidade, e preocupado com um bem maior e não estas "trivialidades" como um atropelamento de um animal, que por ser um animal não poderia ter sido evitado, e se porventura tivesse sido uma pessoa, com certeza que também não. Resta-nos pedir que a Fertagus envie as respectivas condolências à família.

    ResponderEliminar
  3. Deixo um apelo aos mirones desta infeliz ocorrência, que tiveram muito tempo para ver muita coisa, com bastantes pormenores: Em vez de ficarem a controlar o comportamento dos funcionários porque é que não se atiraram à linha para salvar a cadelinha? Estavam com medo de serem colhidos pelo comboio que estava a entrar na estação? O que é que a vossa vida vale mais que a vida de um vigilante?
    PRATIQUEM O BEM, E NÃO ESPALHEM O ÓDIO!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o José.
    Quem viu o incidente, viu muito!
    E tendo uma história tão elaborada para contar, teria sido mais útil socorrer a cadela que estava em perigo.
    Mas isso já iria por em perigo a vida das próprias pessoas que estavam a ver!

    Partilho da frase do José "Pratiquem o bem, não espalhem o ódio!"

    ResponderEliminar
  5. Caro Filipe,

    Fiquei com a impressão de que não leu bem o meu comentário.
    Antes de falar, já se deu ao trabalho de verificar que existe um canil criado pela Fertagus para acolher e cuidar de animais abandonados? Mais ainda, já se deu ao trabalho de ir visitar esse mesmo canil?

    Penso que deve reunir todos os factos antes de falar e colocar em causa a reputação da empresa. E, assim, talvez perceba melhor do que falo no meu comentário e talvez, quem sabe, até mude de opinião.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails