terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Notícia falsa de 4 dias de trabalho na Finlândia


O ano de 2020 arranca com uma notícia que refere que a jovem primeira ministra Finlandesa Sanna Marin está a prometer uma semana de trabalho de 4 dias, com 6 horas de trabalho por dia. Uma notícia que tem sido espalhada pelos orgãos de comunicação social e que até seria uma excelente notícia... não fosse ser completamente falsa.

Uma análise às origens desta "fakenews" relembra que Sanna Marin mencionou a possibilidade de uma semana de trabalho de 4 dias *ou* de 6 horas por dia, numa discussão informal ocorrida em Agosto durante o aniversário do partido. Foi uma conversa casual sobre como se poderia melhorar a produtividade na Finlândia, e não poderia estar mais longe de ser considerada uma "promessa" ou intenção oficial. No entanto, isso não impediu que essa "semente" se tornasse, quase meio ano mais tarde, num caso mediático.

Mais preocupante é ver muitos (todos?) os orgãos de comunicação social, incluindo jornais e rádios, a limitarem-se a replicar e espalhar a notícia sem terem feito qualquer esforço para a validar previamente, perdendo ainda mais da credibilidade que se esperaria que mantivessem como diferenciação de "qualquer outro site" na internet.


... Dito isto, sou completamente a favor das semanas de 4 dias, venham elas! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails