sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Maia recebe passadeira "3D"


Os condutores que passarem pela Maia poderão ser surpreendios por uma estranha passadeira. Esta é a primeira passadeira 3D em Portugal, que tira partido de um efeito de ilusão de óptica que faz com que os traços da passadeira pareçam flutuar sobre a estrada.

Sem dúvida que o efeito é curioso, mas obviamente que o efeito só será eficaz durante as primeiras vezes que se passar por lá (e fico curioso para ver como ficará o efeito para quem vier em sentido oposto, já que seguramente a ilusão não irá funcionar - nem para esses condutores, nem para os próprios peões que atravessarem esta passadeira). Aliás, espero que este último ponto não faça com que os peões se sintam tentados a ir para o meio da rua, para verem a passadeira da perspectiva correcta... aumentado o risco de atropelamento.

Pessoalmente, continuo a achar que o mais importante a nível das passadeiras, seria aplicar-lhes sistemas de iluminação dedicados que tornassem os peões bem visíveis à noite. É assustadora a quantidade de passadeiras que permanecem em total escuridão, e que parecem estar a mesmo a fomentar os atropelamentos (então em dias de chuva...)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails