domingo, 3 de junho de 2018

Mais velha árvore na Europa tem 1230 anos e continua a crescer


Embora possa não impressionar quem olhar para ela, a "Italus" é uma árvore que foi recentemente descoberta num parque nacional italiano, e que é "somente" a mais velha árvore conhecida na Europa, tendo pelo menos 1230 anos.

Embora a sua copa esteja praticamente desprovida de folhas, os anéis de crescimento indicam que a árvore tem tido um crescimento saudável nas últimas décadas, o que faz prever que possa continuar a fazê-lo durante as próximas centenas de anos. Determinar a idade desta árvore estava a ser complicado, pois a parte central do tronco tinha uma secção de praticamente 20cm em que era "pó" e não permitia contar os aneis de crescimento... Felizmente, a exposição das suas raízes na escarpa rochosa onde está alojada permitiu fazer essa datação com precisão.

... No entanto, embora seja a mais velha árvore (conhecida) na Europa, acaba por ser uma jovem face às árvores com cerca de 5000 anos que existem no continente americano... E vocês, lembram-se do que estavam a fazer à 5000 anos atrás? ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails