terça-feira, 4 de outubro de 2016

Oficiais chineses corruptos estão a ser apanhados pelos relógios (e sorrisos)


A China é uma terra de contrastes, mas há algo que poderíamos juntar ao leque de coisas que de lá importamos: a forma como facilmente se apanham agentes oficiais corruptos.


Neste caso de 2012, tudo começou com uma simples foto em que um agente das autoridades chinesas foi apanhado a sorrir no local de um violento acidente onde morreram 36 pessoas. Muitos chineses ficaram chocados com tal expressão facial e deram início a uma "investigação popular", tendo rapidamente descoberto que o senhor tinha uma apetência por relógios caros, tendo uma quantidade considerável deles, incluindo alguns que não deveria ter capacidade financeira para comprar com o seu ordenado.


Isso deu origem a um pedido oficial sobre o os rendimentos do agente, que este recusou, mas que depois de envolvido o governo central, veio a resultar numa condenação de 14 anos, ficando o senhor conhecido como "o tipo do relógio".

Já seria um caso insólito, mas as coisas não se ficaram por aqui...


Depois deste incidente, outro agente local foi apanhado numa visita a um local onde tinha ocorrido um terramoto, e onde era claramente visível que se tratava de um utilizador de relógios de pulso, mas que o tinha tirado e escondido no bolso das calças para não ser visível na foto.

A "esperteza" não passou despercebida aos mais atentos, que também depressa foram pesquisar por mais fotos suas e descobrir que também ele tinha apetite por relógios caros, e vindo a ser apanhado também por corrupção - passando a ser conhecido como "o tipo sem relógio".


... Só acho estranho que não tenha ocorrido a ninguém que estes senhores pudessem estar a usar relógios de imitação que poderiam ter sido comprados por meia dúzia de euros... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails