quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O que traz um refugiado no seu saco?


A crise dos refugiados continua a revelar a natureza de muitas pessoas, e a desinformação continua a dominar as redes sociais, onde facilmente algo feito por piada (ou deliberada má-intenção) explode de forma viral, alimentando ódios que se propagam de forma automática entre aqueles que optam por acreditar em tudo o que lhes aparece à frente, sem sequer se dignarem a procurar e digerir a informação que estaria a uma simples pesquisa de distância.

Vamos ignorar aqueles que, sabe-se lá porquê, continuam a falar dos migrantes, como se não soubessem que estamos a falar de refugiados. (Para quem não sabe, a diferença é simples: num caso temos pessoas que voluntariamente optam por procurar uma melhor vida noutro país ou região; no outro, temos pessoas que são forçadas a abandonar o seu lar para sobreviverem.)

Estas pessoas não são bichos, são pessoas como todos nós, que trabalhavam, estudavam, tinham as suas casas, carros, etc. etc. Simplesmente viram-se na ingrata de situação de, a dada altura, terem que abandonar tudo o que tinham para garantirem a sua sobrevivência e a da sua família. É caricato ver críticas de que estes refugiados têm smartphones e coisas caras... Mas que raio: imaginem que tinham que abandonar hoje mesmo a vossa casa, podendo levar apenas aquilo que conseguissem carregar. Não seria o smartphone uma das coisas que levariam convosco???

Será talvez mais educativo espreitar alguns dos sacos destes refugiados - especialmente aqueles que imaginam que lá dentro virão bombas e granadas e sei lá que mais - para se ficar com uma melhor ideia do que alguém nesta situação dá valor. Medicamentos, comida para o bebé, um telemóvel e carregado, uma escova de dentes...

Se calhar em vez de se preocuparem com a "invasão", talvez seja melhor agradecerem estes ensinamentos... pois se um certo dia nos virmos em situação idêntica, talvez tenhamos que recorrer a estas fotos para decidirmos aquilo que nos próprios iremos meter nas mochilas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails