terça-feira, 8 de setembro de 2015

Entrar no Hospital ao fim-de-semana tem risco 15% superior de morte


Se tiverem que ir para o Hospital, será melhor fazê-lo de terça a quinta-feira, pois um novo estudo confirma que o "efeito fim-de-semana" é real, e traduz-se em taxa de mortalidade que pode chegar a ser 15% mais elevada.

O estudo analisou mais de 15 milhões de admissões nos hospitais do Reino Unido, e os resultados parecem ser claros. Quem é admitido num hospital num sábado ou domingo tem mais probabilidades de vir a morrer do que se o tivesse feito durante a semana (ainda assim, as segundas e sextas-feiras já começam a mostrar uma tendência ligeiramente superior.)


A explicação terá a ver com o facto de muitos especialistas e/ou assistentes poderem não estar de serviço ao fim-de-semana, resultando num pior diagnóstico e tratamento. Algo que muitos profissionais dizem já saber há muito, e lutando para que o sistema de saúde mude de forma a garantir sempre o melhor serviço independentemente do dia da semana em que se está... e particularmente, para acabar com este mortal "fenómeno do fim-de-semana".

Para quem está em possível risco de vida, todo e cada "1%" que possa melhorar as possibilidades de sobreviver serão certamente valiosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails