segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ovos europeus versus os ovos norte-americanos


As modernidades dão origem a casos caricatos, como é o caso da industrialização das linhas de produção de alimentos. Nos EUA é obrigatória a lavagem dos ovos e a sua exposição e venda em expositores refrigerados; na Europa é proibida a lavagem dos ovos, por isso facilitar a infecção dos mesmos, e a sua venda é feita sem refrigeração. Algo que faz com que os ovos europeus fossem proibidos de ser vendidos nos EUA por motivos de saúde; e os ovos americanos proibidos de serem vendidos na Europa, pelo mesmo motivo.

Afinal quem tem razão? E a verdade pode ser um pouco mais complicada do que parece, uma vez que tem a ver bastante com o processo de produção. Nos EUA a maioria dos ovos são produzidos em escala industrial, segundo processos que facilitam a contaminação, e por isso a FDA exige que os mesmos sejam lavados e posteriormente refrigerados. Na Europa, com instalações mais pequenas, é pedido que os ovos sejam recolhidos de forma limpa logo na origem, dispensando a lavagem (que danificará a cutícula exterior protectora do ovo, facilitando a sua contaminação), e consequentemente a sua refrigeração.

Problemas diferentes para economias de escala diferentes... mas o que é certo é que enquanto deste lado do Atlântico raramente temos casos de salmonela, do outro lado esse problema é bem mais frequente e comum. Daí que... por vezes talvez seja melhor fazer as coisas "à moda antiga" e em escala um pouco mais reduzida.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails