sábado, 11 de outubro de 2014

A Árvore Genealógica das Religiões


A religião é um tema que é interessante de se discutir - se se deixarem todo o tipo de fundamentalismos à porta - na perspectiva da nossa evolução; e nada o ilustra de melhor forma de que este mapa sobre essa mesma árvore genealógica das diversas religiões.

Certamente já terão estranhado que diversas religiões tenham vários fenómenos coincidentes, como os grandes dilúvios, para não falar de influências e sobreposições directas de supostos eventos ou relatos. E a verdade é que existe uma grande promiscuidade entre muitas religiões, que acabam por ser como que "obras derivadas" de uma mesma religião ancestral que a precedia - e com a qual por vezes podem subsistir em paralelo.

Mas, para os curiosos, o que interessa é ir recuando mais e mais no tempo, em busca das origens, e recuando-se mais alguns milhares de anos começam a ser mais evidentes que essas origens se aproximam cada vez mais.

... Só era bom que todos os ditos "religiosos" que optam por levar à letra (mas só no que lhes interessa) as ditas escrituras sagradas, tivessem bem noção destas coisas, e que se deixassem de usar a religião como desculpa para cometer atrocidades sobre qualquer outro ser humano - seja lá que religião for, sem excepção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails