domingo, 18 de maio de 2014

França e Reino Unido esgotarão combustíveis fósseis próprios nos próximos anos


Todos sabem, há muito, que os combustíveis fósseis não durarão para sempre. O que se tornará mais assustador é saber que a data para esse "fim" não se encontra num futuro distante que nos permita dizer "depois pensamos nisso" e está mais perto do que se julgava. Segundo um estudo, é algo que França e Reino Unido terão que enfrentar já nos próximos anos.

Um relatório do Global Sustainability Institute da Anglia Ruskin University indica que o Reino Unido irá ficar sem combustíveis fósseis (carvão, gás natural, petróleo) num prazo de 5 anos; e em França isso poderá acontecer já no próximo ano. Isto não representa o "fim do mundo" para estes países, mas significa que passarão a depender exclusivamente de fornecedores externos para garantir a manutenção deste sector crítico da sociedade.

Para se ter uma ideia das diferenças que existem entre diferentes países, na Alemanha as reservas de carvão ainda serão suficientes para mais 250 anos, e na Rússia ainda poderão continuar a depender do carvão por mais meio-milénio. Quando aos países petrolíferos, o Kuwait deverá ter ainda petróleo para durar mais 700 anos; mas isto volta a trazer o foco para a questão essencial... tendo havido tantas guerras pelo controlo de recursos essenciais... um panorama onde um número crescente de países passará a ficar dependente de um número decrescente de fornecedores de recursos essenciais (e aos seus caprichos e preços)... não parece ser inspirador de estabilidade mundial.

Esperemos que este tipo de estudos sirva como inspiração para que estes países apostem cada vez mais na geração de energia a partir de fontes renováveis, para que ganhem a sua independência energética.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails