quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Quanto ocupa todo o ouro do mundo?

Desde a antiguidade que o homem sente um fascínio especial por este estranho metal com brilho e propriedades peculiares. O ouro sempre foi considerado um bem altamente valioso, servindo como base da própria economia e "moedas" (noutros tempos)... e continuando a ser suficientemente raro para garantir que o seu valor continuará elevado pelo futuro previsível.

Embora se continue a procurar e retirar ouro do solo ao longo de milhares de anos, a verdade é que se se juntasse todo o ouro do mundo num único bloco sólido, teríamos "apenas" um cubo com 20.5 metros de largura, que poderia ser colocado no interior de uma piscina olímpica.

Para referência, a pequena esfera de ouro sólido em frente à pessoa sentada no sofá, pesaria 1 tonelada e teria um valor de cerca de $50 milhões de dólares. Sempre faz repensar aqueles filmes em que se vê um ou dois ladrões a carregar sacos cheios de lingotes de ouro...


E falando de lingotes de ouro - com cerca de 12Kg cada um e onde o seu formato faz com que se "desperdice" bastante espaço relativamente blocos perfeitamente cúbicos - torna-se também interessante ver quanto ouro possuem os diferentes países.

Será talvez um pouco constrangedor ver que os EUA têm mais do dobro do ouro (mais de 8000 toneladas) do que o segundo classificado, a Alemanha; que por sua vez tem mais ouro que o FMI, Itália e França - todos no grupo das 2500 toneladas. Depois novo patamar drástico para a China, Suiça e Rússia, nas 1000 toneladas.

Mas não seria preciso ser muito guloso... com cada lingote a valer cerca de $800,000 dólares (com a valorização usada na altura em que estes gráficos foram feitos), bastariam dois deles para se passar a fasquia de ser "milionário".

2 comentários:

  1. Pelo que diz os EUA são os que têm mais, só de pensar que a maioria vem do Alasca, que pertencia à Rússia e foi vendido aos EUA por pouco mais que 115 milhões de dólares actuais... deal of the century.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha lido isso da piscina olímpica numa National Geographic, mas na altura custou-me a acerditar... :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails