segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mergulho de cortar a respiração


Com 202 metros de profundidades, este Dean's Blue Hole nas Bahamas é o mais profundo "buraco" subaquático capaz de inspirar o pânico em todos os que estão habituados a nadar em águas pouco profundas. Mas este aparente buraco sem fundo não impressiona Guillaume Nery, campeão mundial de mergulho livre, que nos traz um vídeo inspirador (e de suster literalmente a respiração) em que se lança no seu interior.

Faz-nos recordar o imprescindível Le Grand Bleu, filme obrigatório para todos os fãs do mergulho livre, no qual estes senhores com capacidade sobre-humana para suster a respiração tentam atingir a maior profundidade possível (ou seja: sem recorrer a qualquer equipamento de respiração).

No caso deste vídeo que se segue, é um vídeo "ficcionado" pois não seria possível atingir o fundo e regressar apenas em mergulho livre não assistido (embora o recorde de profundidade de mergulho em apneia seja de quase 300m, é conseguido com recurso a pesos para atingir o fundo mais rapidamente).

Também para nos lembrar o limite destes "senhores". O recorde de apneia estática (estar debaixo de água sem respirar e sem se mexer) é de... 11 minutos e 25 segundos! Se isso não vos deixar sem ar, não sei o que o faça! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails