domingo, 23 de fevereiro de 2014

Discovery Channel apanhado em documentário fraudulento


Já sabemos que não se pode acreditar em tudo o que se vê, e por isso mesmo há que ter cada vez mais atenção à credibilidade das fonte e canais que nos fazem chegar informação. Para muitas pessoas o canal Discovery é ainda um local onde se podem assistir a programas de qualidade - mas parece que também ele começa a ser vítima de pseudo-documentários onde não se olha a meios para iludir os espectadores.

No caso de um "documentário" sobre um mega-tubarão pré-histórico "Megaladon" de tamanho gigante, uma das imagens é apresentada como tendo sido tirada durante a 2ª Guerra Mundial, e onde se pode ver um gigantesco tubarão que media mais de 20m entre a barbatana dorsal e a sua cauda.

... O problema é que se trata de uma imagem falsificada, que tem origem numa imagem real de submarinos U-Boat alemães, mas onde o tubarão foi inserido digitalmente (e aplicado um efeito de "envelhecimento" à imagem).

Pessoalmente nada tenho contra pseudo-documentários recreativos que nos distraiam e entretenham... mas nestes casos será importante que os programas estejam claramente identificados como tal e não como supostas representações fieis/reais do que quer que seja - senão estará a deseducar-se toda uma nova geração, que acreditará em mitos inventados por uns quaisquer produtores... e chegar ao ponto de se achar que os Flintstones também são uma representação realista de uma família pré-histórica.

3 comentários:

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Mermaids:_The_Body_Found

    Não sei se sabes deste???

    ResponderEliminar
  2. O documentário tinha um "disclaimer", se bem que passou no fim e foi de forma bastante rápida.

    «None of the institutions or agencies that appear in the film are affiliated with it in any way, nor have approved its contents. Though certain events and characters in this film have been dramatized, sightings of "Submarine" continue to this day. Megalodon was a real shark. Legends of giant sharks persist all over the world. There is still debate about what they might be.»

    ResponderEliminar
  3. Há também a "tanga" do tubarão "Submarine".

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails