terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Na Tailândia dar porrada pode reduzir o tempo de prisão


Poderia parecer o argumento de um filme da década de 80, onde os prisioneiros explorados por um maquiavélico director prisional fossem forçados a entrar em combates com a promessa de que isso lhes poderia valer a sua liberdade. No entanto, na Tailândia não temos a parte dos directores maquiavélicos... embora a parte das lutas e da liberdade seja mesmo verdade.

Na prisão de Klong Prem, os prisioneiros podem entrar em torneios de Muay Thai com combatentes que vêm de fora, e cada vitória pode valer uma redução no tempo da sua sentença. Como será de imaginar, estes combatentes prisionais têm por isso outro fulgor, o que ajudará a explicar o seu elevado número de vitórias - em quase 90% dos casos!

Mas, estas benesses apenas se aplicam aos prisioneiros "bem comportados", e há casos de prisioneiros que por muito que vençam, nunca terão hipótese de sair em liberdade face ao tempo que têm que cumprir. Mas não deixa de ser um caso curioso, e de como um "incentivo" desejado pode influenciar em muito o comportamento e prestações de uma pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails