domingo, 26 de janeiro de 2014

Uma árvore que não vais querer abraçar


Gosto muito da natureza e de passear pelos pinhais e florestas; mas se cá por Portugal não haverá grande problemas em treparem a qualquer árvore que virem, noutras partes do mundo isso é bastante mais desaconselhado. Na América Central há uma árvore que poderá fazer até o mais ferrenho defensor ecológico mudar de ideias.


A manchineel é uma árvore extremamente tóxica e onde literalmente nada se aproveita. O simples contacto com as suas folhas é suficiente para causar graves reacções alérgicas e a sua seiva era usada pelos nativos como veneno para as suas setas. Aliás, basta abrigarem-se debaixo de uma destas árvores quando chove para que as gotas da chuva causem bolhas na pele quando vos tocarem.


O seu fruto tem aspecto de uma pequena maçã, mas novamente é extremamente tóxica e potencialmente fatal se ingerida (sendo conhecido como "a pequena maçã da morte"). E por fim, se vos passar pela cabeça queimarem a árvore, o seu fumo é igualmente tóxico e pode causar cegueira temporária ou até permanente!

... Faz-nos apreciar de outra forma as árvores bem mais amigáveis que temos por cá, não?

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails