quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Os 85 mais ricos agrupam metade da riqueza do planeta


Eu não sou daqueles fanáticos que acha que todos devem ser tratados da mesma forma, quando temos pessoas que se esforçam para conseguir o que têm de forma justa enquanto outros que se limitam a manobrar o "sistema" em seu proveito - mas mesmo assim penso que deveria haver alguma proporcionalidade que impedisse que se atingissem situações como esta: as 85 pessoas mais ricas do mundo têm tanta riqueza como os 3.5 mil milhões de pessoas mais pobre do planeta.

Não estamos a falar de uma pessoa ter mais riqueza que 10, 100, ou até 1000 pessoas: cada uma destas 85 pessoas têm a riqueza equivalente a mais de 41 milhões (importa frisar bem: milhões!) das pessoas mais pobres.

A mim choca-me. E por muito idealista ou sonhador que possa parecer, bem gostava que um destes dias em vez do foco da sociedade estar no amealhar dessa coisa a que se chama dinheiro, o foco passasse a estar no bem estar das pessoas e na satisfação de levar uma vida produtiva que contribuísse para o avanço da humanidade/sociedade como um todo. E sim, pelo caminho que se deixem dessas coisas de querer desenhar riscos nos mapas e criar divisões onde elas não existem. (Mas infelizmente não tenho grandes esperanças que isto possa vir a acontecer num futuro a que qualquer um de nós possa assistir...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails