quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

As diferenças geracionais na distância que as crianças podiam caminhar sozinhas


Poderá ser um paradoxo: vivemos num mundo que se diz ser mais seguro que nunca e com tecnologia que nos permite estar sempre em contacto uns com os outros (e até saber por onde cada pessoa anda), mas depois temos também mais preocupações com os mais pequenos... e nada o demonstra mais claramente do que este mapa que mostra a diferenças da área "permitida" para que as crianças caminhem sozinhas - ao longo de várias gerações.

Neste caso, começa-se a história pelo bisavô, que em 1919 e com apenas 8 anos de idade podia caminhar quase 10Km para ir pescar sozinho. Em 1950, o avô já tinha limites bastantes mais restritivos, tendo que se limitar a uma área de 1.6km em redor da sua casa. A mãe, com 8 anos em 1979, já só podia caminhar até à piscina mais próxima, a 800m de distância. E agora, o filho, também com 8 anos, apenas tem permissão para caminhar até ao fim da rua (cerca de 250m).

Afinal... vivemos num mundo mais seguro, menos seguro, ou será que são as preocupações que são demasiadas hoje em dia?

Certo é que já por diversas vezes falei com amigos sobre as diferenças que actualmente existem relativamente ao "nosso tempo". Eu tive a sorte de crescer numa zona onde quase diariamente o pessoal que morava na mesma rua convivia na mesma; e de ter um pinhal nas traseiras de casa que era terreno fértil para aventuras e explorações.

Actualmente... não me parece que alguém deixasse os miúdos de hoje andar com tanta liberdade como "nós" tivemos....

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails