sexta-feira, 7 de junho de 2013

FMI e Bruxelas, os Erros e as Culpas


"Ainda falta muito?"

Será essa certamente a pergunta que muitas pessoas em países como a Grécia e Portugal farão neste momento. Aplicaram-nos receitas cuidadosamente preparadas por supostos especialistas, e que diziam que após 2 ou 3 anos de sofrimento, as coisas começariam a melhorar. No entanto, os anos vão passando... e em vez de melhorarem, vão piorando cada vez mais. Parece que afinal a receita não funciona - como outros "especialistas" terão advertido logo de início.

Se calhar o problema é haver especialistas a mais, e ao estilo do Masterchef, cada "mestre da culinária" ter receitas radicalmente diferentes que prometem curar todas as maleitas.

O mais triste, como alguns referem - e bem - é que estamos a assistir a coisas que tristemente já aconteceram no passado; e que depois de causarem muito sofrimento a milhões de pessoas, lá se arranjaram formas de recuperar. No caso da grande depressão na década de 30 também foram experimentadas e implementadas fortes medidas de austeridade... e que levaram a uma maior regulamentação dos bancos e das "manobras" que podiam fazer - regulamentação que curiosamente foi suspensa alguns anos antes desta nova depressão, permitindo aos bancos terem-se metido no buraco que se meteram (e deixando-nos a conta a todos para pagar).

Esperemos que desta vez, não seja preciso uma Guerra Mundial para resolver o problema - embora com o FMI e Bruxelas a começarem a atirar culpas de um lado para o outro, as coisas não me pareçam estar a seguir no sentido certo.

1 comentário:

  1. "e que levaram a uma maior regulamentação dos bancos e das "manobras" que podiam fazer - regulamentação que curiosamente foi suspensa alguns anos antes desta nova depressão, "

    dá graças ao sr Reagan e sra Thatcher que acabaram com a regulação e começaram a dar ouvidos ao neoliberias e calaram (literalmente) o keynes.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails