segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Semana de 4 Dias de Trabalho


A crise... a crise... anos e anos de crise, medidas atrás de medidas - que aparentemente só têm piorado a situação real de muitos portugueses e nada fazem para acender a "luz ao fundo do túnel". Estava eu a preparar-me para adormecer, altura particularmente propícia para um momento "eureka", e... eis que encontrei a solução para a crise: bastaria simplesmente reduzir os dias de trabalho de 5 por semana, para apenas 4.

Esta era uma ideia tão boa, tão boa... que era inevitável que já tivesse pensado nela antes. E na verdade, já o tinha feito em 2008 (isto de ter um blog funcionar quase como um "diário") e não deixa de ser curioso que se fazia sentido naquela altura... ainda mais o fará actualmente. Mais assustador talvez será pensar que já em 2008 nos preocupávamos com a crise... e passados quatro anos, ainda não há há melhorias à vista.

Vejamos... fala-se de aumentar a produtividade e outras coisas que tais, mas... de que servirá isso se chegarmos tal ponto extremo em que apenas 1% da população seja tão produtiva que faz com que todos os outros sejam dispensáveis. Em que ficamos... 99% de desemprego? Será isso sustentável?

O governo já nos tem oferecido um grando rombo nos ordenados... na prática já nos terá levado bem mais de 20% daquilo que se estava habituado a ganhar. Daí que reduzir um dia de trabalho por semana seria algo perfeitamente justo, e cheio de vantagens.

Ora vejamos... com menos um dia de trabalho por semana, as pessoas estariam mais incentivadas a sair e "gastar dinheiro", movimentado o motor da economia: almoçar/jantar fora, ir a lojas, etc.

Para que não houvesse um corrida em massa às sextas ou segundas-feira, poderia fazer-se um calendário intercalado, onde umas pessoas ficassem com as 2ªs de folga, outras às 6ªs, ou até juntar a 2ª e 6ª no mesmo fim-de-semana, possibilitando um fim-de-semana ideal para uma escapadinha. Enfim... investir em algo que se chama *qualidade de vida* e não só na produtividade cega que nos parece ser colocada à frente dos olhos, como uma cenoura... cujos únicos frutos parecem ser o crescimento desenfreado do desemprego.

A trabalhar menos um dia por semana, não há ilusões.... produz-se menos: mas se calhar não será uma redução linear. As pessoas andarão mais felizes e motivadas; e se uma pessoa não consegue fazer tudo aquilo que era suposto, a solução é fácil: empregue-se mais uma pessoa.

Numa altura em que nos dizem que o que é preciso é trabalhar mais e mais e ganhar cada vez menos, eu contraponho com esta ideia louca: o que é preciso é trabalhar menos!

3 comentários:

  1. http://economiaegestao.wordpress.com/

    encontras por aí alguns post sobre produtividade, os famosos feriados e outros assunto que te poderão ajudar neste blog :P

    ResponderEliminar
  2. http://economiaegestao.wordpress.com/?s=produtividade

    perde um tempinho a sério já que gostas do assunto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostar gosto... o tempo "a sério" para explorar tudo o que gosto é que não chega. :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails