sábado, 27 de outubro de 2012

O Mito de "Alimentar o Mundo"


Estes Food Mythbusters levantam algumas questões bem interessantes sobre a agricultura a nível indústrial versus a agricultura tradicional, desenvolvida de forma sustentável.

Para além das questões de "industrialização" e do ciclo monopolístico que faz com que os grandes grupos se tornem cada vez maiores, mais poderosos, e assim ganhando armas para que influenciem tudo o resto de forma a manter a sua liderança... aos receios que eles criam de que a agricultura em escala industrial é a única forma de se continuar a "alimentar o mundo" e que seria impossível fazê-lo de forma natural.

Natural no entanto não será o que nos vem à cabeça quando somos confrontados com todas as pessoas que por dia consomem quantidades de comida que seriam suficientes para alimentar 2 ou 3 pessoas.

Não penso que seja fácil atingir um equilíbrio sustentável... especialmente em toda e qualquer área crítica e fundamental onde existam grandes interesses economicos envolvidos (energia, água, alimentação)... mas, será bom consciencializar as pessoas, fazer perguntas, e tentar encontrar as respostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails