sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Escândalo da Libor


Será coisa que passa ao lado da maioria das pessoas, mas parece que para onde quer que se olhe, se vê que todo o sistema bancária está mergulhado num enorme oceano de imoralidade e corrupção. Este escândalo da LIBOR é apenas o mais recente episódio, de muitos que têm surgido, e certamente continuarão a surgir sempre que se investiguem estas coisas. A Libor é a taxa de juro que os Bancos ingleses praticam para emprestar dinheiro entre si, e que é determinada através da média das taxas de 16 bancos, às quais se retiram os 4 valores mais altos e os 4 mais baixos.

O problema é que... com o afrouxamento das regulamentações bancárias, que lhes permitiu fazerem "o que bem quisessem e entendessem", tudo parece ter servido para se dirigirem aos lucros fáceis e imediatos... e escondendo entre si tudo aquilo que não convinha ser descoberto. É que agora vem-se a descobrir que esta LIBOR acabar por ser afinal uma grande fraude, com os bancos a mentirem descaradamente sobre as taxas que efectivamente praticavam entre si.

Ora... isto é a prova cabal de que todo o sistema bancário actual é uma enorme podridão, e que até se torna revoltante vermos que nem parece haver vontade política para efectivamente se tirarem as coisas a limpo... especialmente quando se sabe que estes "banquinhos" só representam um valor de 350 "triliões" de dólares...

Não admira que depois se assistam a coisas como os empréstimos a França com juros negativos, já que realmente, mais vale pagar para que o dinheiro fique seguro em qualquer lado... do que deixá-los à mercê destes "bancos" que de bancos nada têm.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails