quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Peso dos 2%

Parece que nos EUA está a haver um autêntica "revolução" por causa de se querer fazer com que os mais ricos paguem - pelo menos - os mesmos impostos que são pagos pela classe média/pobre.

Para isso, Obama pretende continuar algumas reduções nos impostos, mas que agora serão limitados a quem ganhar menos de $250 mil dólares por ano...  E não é que até esta medida está a ser altamente contestada, com muitos a defenderem que deveria ir até quem ganha 1 milhão de dólares por ano?

Talvez fosse melhor pensar afinal em quem - ou no quê - é que os políticos pensam quando olham pelo bem do seu "povo"... É que, ao que parece, as pessoas que ganham mais de $250 mil dólares anuais representam apenas escassos 2% da população (e se forem acima de 1 milhão, então serão ainda menos). Assim... como pode uma medida que certamente seria do interesse de 98% da população estar a causar tanta polémica?

Será que estamos perante uma democracia onde 2% da população afinal tenham mais peso e influência que os restantes 98%?


... E só me interrogo porque é que por cá, as coisas acabem por ser idênticas. Pois enquanto se vai cometendo inconstitucionalidades - que depois de feitas e por muito ilegais que sejam, permanecem - continuamos a esperar por taxas sobre as grandes fortunas e operações financeiras, daquelas que se medem em milhares de milhões... e que, dizem alguns entendidos, seriam mais que suficientes para não só saldar todas as dívidas, como ainda ter "lucro"...

Mas antes disso, obviamente que conviria arrumar a casa, e isso passaria por começar a responsabilizar, civil e criminalmente, todos aqueles que têm abusado da sua posição e do seu poder - e já agora, também clarificar como é que são essas coisas de tirar um curso num só ano, e pelo caminho mentir dizendo que se estava no 2º ano de direito, quando afinal se estava no 1º ou coisa que tal... É que se já naquela altura havia tal falta de memória, então sabe-se lá que mais lapsos uma pessoa destas poderá ter no cargo que ocupa...

1 comentário:

  1. Se vires os noticiários principalmente a Fox news entendes. O que se passa desde o tempo do Reagen e da Tacher é os ricos enganam a classe média fazendo pensar que o problema está nos pobres.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails