segunda-feira, 28 de maio de 2012
Os Juros da Dívida na Alemanha
Se estão fartos de ouvir notícias sobre os elevados juros que países como a Grécia, e o nosso Portugal estão a pagar quando vão ao mercado para se financiar - juros esses que, no caso da Grécia andam acima dos 10 e 20%, e serão obviamente insustentáveis de suportar (a não ser com mais empréstimos) - talvez interesse comparar com os juros que a Alemanha tem que suportar.
Quanto acham que um país como a Alemanha pagará? 3%? 2%? Menos?...
Pois bem... na venda de dívida a 2 anos, a Alemanha vai pagar 0.07% de juros!
Sim, estão a ver bem, trata-se de um "investimento" que para quem lhes emprestou dinheiro, nem irá representar um lucro de 0.1%!
Claro que esta coisa das economias são sempre complicadas, e eu nem sou da área, para me poder pronunciar. Mas, qualquer pessoa comrpeenderá perfeitamente que este valor dependerá do grau de risco que estes empréstimos representam. O que critico é que se possam alimentar as especulações, e emprestar dinheiro a taxas exorbitantes e insutentáveis a países como a Grécia e Portugal.
Isto é... se há investidores que se dão por contentes a emprestar dinheiro à Alemanha por 0.07%... porque motivo não o fazem também aos países em maiores dificuldades? O risco e maior, é certo... Mas, não se tornará um contra-senso? Ou seja: "como tenho medo que tu não pagues, vou obrigar-te a pagar mais!" Quando em muitos casos, talvez um empréstimo a "0%" ajudasse bastante a colocar as coisas no bom caminho.
(E daí talvez não... mas... isso já seriam outros assuntos.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Porque simplesmente não o fazem, cada um paga o preço que achar justo, ninguém é obrigado a fazê-lo. Mas yeld desde valor mostram que existe medo de deflação que é preocupante.
ResponderEliminar