quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pagar para Trabalhar?

Não posso deixar de ficar irritado com as insistências que uma certa "troika" continuamente nos manda para cima... Coisas que têm como objectivo colocar-nos mais próximos da "média europeia" e que fazem com que num par de anos, os trabalhadores portugueses que sejam despedidos passem de 30 dias de indemnização por cada ano para apenas 10, ou até 8.. se formos pelo limite mínimo.

Nem me chateia nada que sejam esses 8 dias, ou até 7... embora como seja óbvio, custe sempre perder os ditos "direitos adquiridos"... O que me chateia é a tal desculpa de tal ser para nos aproximarmos da média europeia!

Mas então, para que raio de indicadores é que a troika tem olhado para nos comparar com a média europeia?

Será que já viram o quanto pagamos pelos combustíveis? Pelos automóveis? Pelas estradas gratuitas feitas em cima de estradas nacionais e que agora são SCUTs a pagar?

Ou talvez, pegando em algo mais básico e essencial... será que já se lembraram de olhar para os ordenados mínimos e médios nacionais, e comparar com a tal almejada média europeia?


É que isto de querer aproximar um país da média Europeia olhando apenas para as (poucas) coisas em que temos alguma vantagem, e esquecendo a maioria das outras em que estamos a anos-luz de distância... parece-me que seja algo que tenha muito que se lhe diga...

6 comentários:

  1. a média europeia só serve de termo de comparação para coisas negativas. não compensa a nenhum politico comparar o ordenado minimo nacional com a media europeia...seria admitir que nos estão a emrabar :(

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário do que se pensa, Portugal já tem mais carga horária ANO que esses países.....

    ResponderEliminar
  3. @Nuno

    E pelo que se tem falado, para o próximo ano vamos trabalhar mais 20 e tal dias...

    ResponderEliminar
  4. @Carlos

    Já deves ter reparado que sempre que comento ou critico os teus posts normalmente com má informação dada pela nossa comunicação social, acabo por ir sempre parar ao mesmo: o problema de produtividade em Portugal está nos nossos salários. A chique esperteza não ajuda mas os salários baixos também não.

    ResponderEliminar
  5. De teu interesse penso eu

    http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO028247.html?page=0

    ResponderEliminar
  6. @Nuno

    Do meu interesse era resolverem a "crise". Mas sim, é sempre bom ler as opiniões de quem acha que este caminho está a ser demasiado tortuoso...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails