sábado, 16 de abril de 2011

As Gasolinas de Marca Branca

Eis uma questão que já me passou pela cabeça inúmeras vezes - e certamente a vocês também. Com os preços dos combustíveis aos níveis em que estão (e sempre com a garantia que as actualizações "para cima" são feitas na hora, mas para descer... só tarde ou nunca), coloca-se a questão: porque não poupar uns valentes euros, atestando nos postos de combustível que oferecem preços mais reduzidos?

O principal dilema é sempre o mesmo: "ah, se é mais barato é porque é pior"; e claro, as gasolineiras vêm logo dizer que o "seu" combustível é mais caro porque é de melhor qualidade, etc. etc.
(E claro, ainda há sempre que surja a dizer que com o combustível X ou Y faz mais/menos quilómetros.)

Pois bem... nada como submeter os diversos combustíveis a um verdadeiro teste científico, e ver de que são feitos....



Diz a ciência que as gasolinas de "marca" e de "marca branca" são indistinguíveis! E esta, hein?

Parece que o mito de que gasolina barata pode estragar motores fica posta de parte.

Claro que este teste em nada invalida que possam existir postos onde o combustível seja de má qualidade (por excesso de água, etc.) - mas isso em nada tem a ver com a qualidade da gasolina em si; mas sim com a qualidade das suas infraestuturas.

Se andam a contar os euros para encher o depósito da vossa viatura, não se deixem enganar por cantigas. Como foi dito, a qualidade do combustível é regulamentada por lei, e não há volta a dar. A treta dos aditivos é mesmo para "enganar" os ceguinhos...

E se por acaso acham que uma gasolina XPTO é efectivamente melhor que uma "de marca branca" - o teste que vos convido a fazer é simples: das próximas vezes que tiverem que meter combustível, deixem que seja um familiar ou amigo a fazê-lo, sem que vos diga que tipo de combustível meteu.
Depois anotem qual o tipo de combustível que acham que era; e repitam a dose por 4 ou 5 vezes.
Com sorte (leia-se: azar) acertarão 50% porque é mesmo essa a probabilidade... ;P

Mas, se acham que o vosso pé é melhor sensor da qualidade da gasolina que uma análise científica feita em laboratório... a carteira é vossa!


Só me interrogo quantos mais produtos vendidos como "de qualidade superior" são exactamente iguais aos produtos de marca branca equivalentes, e de custo bem mais acessível?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, eu continuo a abastecer o meu carro com gasóleo no Jumbo, e até hoje não tive problemas. Embora saiba de casos de pessoas em que se abasteciam na mesma bomba e lhes apareceu água no deposito. Acho que isso é uma questão de sorte.
    Em relação ao combustível mais caro, supostamente dar para mais Kms, eu posso dizer que já atestei com BP Ultimate e andei menos Kms do que com gasóleo do Jumbo, e já coloquei gasóleo normal BP e fiz mais Kms. Essencialmente, depende do peso do pé de cada um. Posso dizer que na Ultimate notei diferença no comportamento do carro, haviam situações em que parecia que tinha posto um cheirinho de nitro.
    Quando surgiram as supostas marcas brancas, fiz vários testes para comparar resultados com as marcas normais. Claro que os testes nunca são iguais, e não são feitos com rigor, mas realmente senti algumas vezes que o gasóleo da BP/Galp tinha melhor rendimento. Fazendo as contas, sinceramente não compensava a diferença, em certos casos, de mais de 10 cêntimos.
    Ao fim ao cabo, tudo depende da forma como conduzimos, e hoje em dia, nos carros mais recentes, temos informação do consumo em tempo real no computador de bordo, que é uma estimativa que nos permite optimizar a nossa condução, que é como quem diz, ter o pé mais leve.

    Para acrescentar, eu costumava abastecer na BP, uma ou outra vez, pois diziam que era bom fazer isso para ir limpando o motor dos resíduos do gasóleo de marca branca. Agora já nem isso faço. Deixei de meter gasóleo na BP, depois de terem extinto praticamente todas as espécies animais no Golfo do México, por negligência e incompetência dos seus administradores, que decidiram fechar os olhos aos vários avisos que tiveram dos engenheiros no terreno, optando por deixar o desastre acontecer. Acho que não merecem que lhes dê nem 1 cêntimo.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu, é tiro e queda... Cada vez que atesto duas ou três vezes seguidas no Intermarché, lá me aparece a luz de água no motor acesa no painel de instrumentos com a indicação de visita à oficina. Coincidência ou não, deixei de usar as marcas brancas!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails