sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

As Casas de Cavaco

Recebido via email, mas abordando uma questão preocupante - que nos faz pensar até que ponto não precisaremos de um Wikeleaks "interno" cá em Portugal, que nos possa dar um pouco de transparência a todas estas questões que fazem com que Portugal pareça uma terra cheia de nevoeiro no qual nem só D.Sebastião se perde!

== segue-se o conteúdo do email ==

A Revista VISÃO de 13 de Janeiro traz uma belíssima reportagem sobre a Aldeia do Cavaquistão.

Na aldeia da Coelha, Algarve, Cavaco Silva tem por vizinhos Oliveira e Costa e Fernando Fantasia, para além de Catroga, seu ex-ministro das Finanças e outros correligionários ligados à SLN/BPN.(sim, BPN).

Trata-se de um loteamento que nasceu e cresceu à sombra de muitas empresas e off-shores.

A escritura do lote do Presidente da República não se encontra no Registo Predial de Albufeira. A matriz não consta nem dos registos da Conservatória do Registo Predial de Albufeira, nem do cartório notarial (recentemente privatizado) daquela sede de concelho algarvio. O Presidente da República não se recorda nem da data nem do notário e local onde assinou a escritura.

Um dos promotores da urbanização, velho amigo e colaborador de Cavaco, diz que a propriedade foi adquirida "através duma permuta com um construtor civil".

O Lote 8 está registado em nome de Maria Yolanda Oliveira Costa, a ex-mulher do criador do BPN, Oliveira Costa. (Transmissão feita à mulher depois de ter rebentado o escândalo do BPN)

Carapeto Dias, assessor de Cavaco em S. Bento, quando ele era Primeiro Ministro, adquiriu com outros sócios, duas sociedades offshore que controlaram a empresa que promoveu a Urbanização da Coelha. As offshores tinham sede em Gibraltar.

Foi esse assessor que fez o convite a Cavaco para ele adquirir um lote, onde viria a construir a casa da Gaivota Azul.

Dois anos depois, o lote 8 era comprado por Oliveira e Costa. Segundo a investigação judicial ao BPN, o banqueiro terá pago a casa com verbas do próprio banco, via Banco Insular de Cabo Verde, ou seja, sem gastar nada de seu.

Desconhece-se o valor por que Cavaco Silva comprou o lote e a casa, por não se saber o paradeiro da escritura.

Outro vizinho de Cavaco: Catroga.

É preciso perguntar:

  • Na RTP Cavaco declarou-se um "mísero professor". Entre 1995 e 2005 não desempenhou cargos públicos e não entregou declaração no TC. As acções do BPN escapam, assim, ao crivo.
  • Não se sabe o valor por que foi transacionada a moradia da Coelha.
  • Cavaco não se lembra do valor, nem do notário, nem do local onde foi celebrada a escritura.( Que estranho para quem quer estar à frente dos destinos da NAÇÃO !)
  • Os vizinhos de Cavaco na aldeia da Coelha são, na sua esmagadora maioria, ex-administradores da SLN/BPN.


Agora, para quem apregoa e tanto preza uma imagem de rigor, credibilidade e transparência, estes factos deitam tudo por terra.

E é este cidadão que, segundo as sondagens, voltará a ser Presidente da República?

A imprensa não tem dado qualquer relevo a esta reportagem da Visão. Também é sintomático...

== fim ==

Muitas questões pertinentes sem dúvida... e escândaloso o facto do ex/possível-futuro Presidente Cavaco Silva pareça sofrer de Alzheimer quando interrogado sobre estas questões.
Só sei que se fosse eu a não ter registo predial fosse lá do que fosse, já me tinha caído meio-mundo em cima, com burocracias e papeladas sem fim para regularizar a situação. Mas, uma vez mais se demonstra que as leis são iguais para todos... mas mais "iguais" para uns que outros....

E depois dizer que a sua esposa "só" recebe 800€ de reforma, e que é ele que a tem que sustentar... Num país cheio de famílias onde uma só pessoa recebe metade disso... Parece-me que este senhor está um pouco desfasado da realidade do País a que presidiu nos últimos anos.

A solução seria fácil: era uma chicotada psicológica, votando no único candidato que não é político profissional... Mas, isso será - por agora - um sonho. E Cavaco Silva continuará a ser, quase certamente, o 2º mais votado pelos Portugueses. (Sim, que a grande maioria está mais que visto: será a abstenção!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails