sábado, 3 de outubro de 2009

Novos Radares nos Rails

Um aviso aos leitores que conduzam pelas nossas estradas. Parece que temos a companhia de um novo tipo de radares que fica instalados nos "rails" das nossas estradas.



Ora, eu nada tenho contra os radares... apenas acho que deviam estar claramente identificados em vez de serem camuflados, e de serem posicionados continuamente ao longo das estradas, para evitar aqueles aceleras que só abrandam quando estão a passar por eles!

Se há limites de velocidade, são para cumprir - e é vergonhoso o desrespeito que podemos assistir todos os dias com veículos a passarem por nós a velocidades bem acima do permitido.

O facto de não concordarmos com algo não nos dá o direito de quebrar a lei... e neste caso, embora admita que há troços que podem ser feitos a velocidades bem superiores, a verdade é que... não se pode.

Aliás... eu sou apologista de que as autoestradas e outras vias do género tivessem um menor diferencial entre a velocidade máxima e mínima. É criminoso permitir que se circule a 50Km/h numa auto-estrada onde toda a gente anda a "120Km/h". Em que esses "120km/h" são relativos... já que sempre que por lá circulo a 120km/h, estou sempre a ser ultrapassado e raramento encontro outro veículo a andar à mesma velocidade.

Para além de multar *todos* os que circulam em excesso de velocidade, achava muito mais útil colocarem a velocidade mínima nos 80 ou até mesmo 100Km/h e pronto...

6 comentários:

  1. Uma solução destas foi "testada" há mais de 10 anos na Alemanha, resultado: o estado federal que implementou isto foi processado pela ADAC (a ACP lá do sítio) e perdeu, pq se provou que o rail deixava de fazer o que era suposto, proteger os condutores e para os motociclistas o rail ficava ainda mais perigoso.

    Outra coisa: este ano estive na Holanda e eles lá, nas zonas com mais trânsito, têm placas de 5 em 5 km, ou de 10 em 10 a dizer que a estrada tinha radares, mais, os radares estavam mais do que visiveis, só faltava terem uns neons. Resultado: toda a gente, toda mesmo, respeitava os limites de velocidades, mesmo quando estes eram de 90km/h numa Auto-Estrada com 4 faxas.

    Por isso isto é mais caça à multa do que prevenção, aparentemente na cabecinha dos nossos dirigentes/policias a prevenção rende menos que a caça à multa, é triste...

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Sou da opinião de que rails assim deixam de fazer o que é suposto fazerem. Pelo que apostaria mais na prevenção como diz o A.R.S. na Holanda.
    Tudo parte do civismo. Mas pior do que limites de velocidade, para mim, é o facto de não utilizarem o indicador de mudança de direcção ("pisca") - tira-me do sério...

    ResponderEliminar
  3. @lfspaulo
    Não sei a localização. :/

    @A.R.S
    Eu também acho que tinha muito mais lógica usarem os radares como meio de dissuadir os condutores, estando bem identificados em vez de ser "caça à multa".

    @Marco
    Realmente, há muitos condutores que devem achar que a estrada é só deles e que os piscas só servem para gastar electricidade. É vergonhoso...

    ResponderEliminar
  4. Qué isso pessoal nao se zanguem portugal é mesmo assim, temos que ajudar os politicos essa corja pressisa do dinheiro de todos nos e todo ainda é pouco, o portugues fala fala mas nada faz o governo sempre ganha agora com as scutes vai ser igual businoes, protestos mas apenas vao gastar gasolina e tudo fica na mesma.
    Quanto a velocidade eu estou contra o limite de 120km eu viajo de carro por toda a europa em poucos paises se pagam portagens mas nos que se pagam em todos eles é muito mais barato que em portugal em muitos deles os limites sao bem acima dos de portugal so que hà mais civismo por parte dos condutores tem condutores que comprem os limites mas passam o tempo a fazer asneiras na estrada,sobre os radares na holanda é verdade estao quase todos acinalados e normalmente sao respeitados, no luxembourgo a policia comunica para as radios a informar onde vai fazer os controles de velocidade, em portugal tudo é ilegal.
    Eu sou imigrante no luxembourg mas tenho casa em portugal ainda estou para ver como vai ser este ano com as scutes como é que as vamos pagar, logo que a crise passe vou vender o meu apartamento pois nao faço ideia de voltar mais a portugal, mal entramos nele somos logo roubados de todas as maneiras na gasolina nas portagens e ainda por cima a meu carro paga classe 2 em pt, vou do luxembourg a holanda tudo por autoestradas onde o limite é de 130km a nao tem portagens para ir a suissa em autoestrada pago 20 euros na frança para percorrer 320km e 27 euros para todo o ano para entrar na suissa.
    Em Portugal por muito que se pague pt estara sempre na MER.. porque nunca chega para manter os ladroes que estao no governo, agora a ideia dos radares nos rails até é boa ideia assim sempre que ouver um acidente e destrua um rail onde esta um radar é mais um radar que o desgraçado vai ter que pagar e se custa 100 euros ira pagar 1000.

    Xau pessoal.

    ResponderEliminar
  5. manuel, não leves a mal, se a tua mentalidade for condizente com os teus erros ortográficos, então não voltes mesmo porque malta como tu já cá temos demais... És o verdadeiro estereótipo do típico imigrante!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails